VIVER DE JESUS

nº 869

Artigo

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Redentorista

“Mãos à obra com Jesus”

 

730. Sabedoria da vida

Uma das atitudes de Jesus que marcaram os discípulos é aquela que Pedro diz na casa de Cornélio: “Ele passou fazendo o bem e curando… ” (At 10,38). Fazer o bem é sua sabedoria. Jesus é a sabedoria do Pai : “Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus” (1Cor 1,24). Ela fazia de Jesus o homem completo. Já em seu crescimento de garoto adquire um modo de vida que o faz sábio para sua missão: “E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2,52). As pessoas esperam de nós sermos adultos em Cristo. Adulto não é ser sisudo, mas completo. Não é a perfeição, mas a capacidade de viver em todos os aspectos da vida. A melhor maneira de participar da missão de Jesus é ter a sabedoria. Não se trata de uma ciência técnica, mas de ser sábio. Tenho uma amiga doutora em filosofia, professora aposentada. Ela diz, gracejando, que as demais cientistas da filosofia acham estranho ela ter um tal alto nível de intelectualidade e ser “beata”, isto é, praticar a religião. Ela me ensinou que temos muitos professores, mas poucos mestres, isto é, aqueles que marcam pela sabedoria. Os homens e mulheres sábios, onde estão? Ao nosso lado: nossos pais, avós, aquele trabalhador braçal, mesmo pessoas altamente técnicas e competentes na sua ciência, mas sábios. O cientista sem sabedoria é uma bomba relógio. Com sabedoria, é uma alavanca que move o mundo. A Igreja reconheceu como doutores da Igreja S. Catarina de Sena que era analfabeta. Santa Terezinha que tinha poucos estudos. Sua a sabedoria e influenciou o mundo. Há homens e mulheres de ciência também sábios. Trabalhar com Jesus é ter a sabedoria de dar o valor a todas as dimensões da vida. Assim se trabalha com Jesus. O evangelho envolve todas as dimensões da vida. Viver com sabedoria é evangelizar. Esta sabedoria é a força dos pobres.

731.Personalidade diferentes

            Que Deus maravilhoso que faz cada pessoa e cada minúsculo ser, algo irrepetível e completo em si mesmo! Por mais que sejam parecidos são totalmente diferentes. Por isso, no processo de evangelização e testemunho da fé, cada um será diferente. Não muda a doutrina, mas o modo de vivê-la é sempre enriquecido pela personalidade de cada um. É curioso que pessoas nascidas em paises mais sombrios, tem uma espiritualidade diferente daqueles que nascem em terras ensolaradas. Os temperamentos são infinitos. O ser humano é rico na sua variedade. É um erro fazer esquemas absolutos. S. Paulo ensina: “Somos em Cristo um só corpo e, todos membros uns dos outros. Temos dons diferentes de acordo com a graça dada a cada um de nós” (Rm 12,65-6). A diferença não rompe as cadeias da unidade. Unidade não é o mesmo que uniformidade.

732. Chaves de mudança

“Comportai-vos com sabedoria com os de fora; sabei tirar proveito do tempo presente” (Cl 4,5). Qual a sabedoria do tempo presente? Jesus oferece o caminho: ser fermento na massa (Mt 13,33). O Reino tem a força de crescimento do Reino. Por isso Paulo insiste: “Porque para Deus somos o bom odor de Cristo” (2Cor 2.15). As mudanças se realizarão no mundo através da presença dos sábios em Cristo. Somos o fermento, o perfume. Por eles Cristo se faz “caminho, verdade e vida” (Jo 14,6). Os cristãos, diz um escrito antigo, são a alma do mundo. Penetrando toda a sociedade, podem realizar a transformação do mundo. Nós o faremos através da prática do bem. 

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Teologia - conhecimento bíblico. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s