DRA ZILDA ARNS

Aproveito a comunicação feita pelo secretário da Província Redentorista de São Paulo, direcionada à Zilda Arns, pessoa a quem sempre tive muita admiração e consideração, para homenageá-la também nessa minha página. ————————————————————————————-

 †Zilda Arns – A médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann (75 anos), fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, foi vitimada pelo terremoto que atingiu o Haiti nesta terça-feira, 12. Irmã do cardeal-arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, e tia do senador Flávio Arns (PSDB-PR), Zilda estava no Haiti (hospedada na sede episcopal) e morreu no terremoto, enquanto caminhava nas ruas da capital Porto Príncipe ou enquanto fazia palestra numa igreja, ainda não se sabe exatamente.  Seu filho, médico, declarou que ela estava dando uma palestra para mais de 150 pessoas numa igreja. Ela dizia que a Pastoral da Criança era a ‘cachacinha’ dela!

Morreu defendendo uma causa! – Zilda, viúva, mãe de 05 filhos (seu filho Nelson Arns Neumann é coordenador-adjunto nacional da Pastoral da Criança), mulher extraordinária, buscou a felicidade pelo caminho da luta pela felicidade dos outros!

Estava no Haiti disseminando entre religiosos de comunidades carentes daquele país as práticas da Pastoral no combate à desnutrição, entidade que tem o Ministério da Saúde como parceiro financeiro. Zilda Arns era também coordenadora da Pastoral do Idoso.

A Pastoral da Criança, criada em 1983, acompanha mais de 1,9 milhões de gestantes e crianças menores de seis anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros. São mais de 300 mil voluntários. Por este trabalho, Zilda recebeu diversas condecorações e em 2006 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz junto com mulheres de todo o mundo, selecionadas pelo Projeto 1000 Mulheres, de uma associação suíça.

Dom Paulo Evaristo Arns, ao saber da morte da irmã, disse que “ela morreu de uma maneira muito bonita por defender uma causa em que sempre acreditou". E rezou: "Que nosso Deus, em sua misericórdia, acolha no céu aqueles que na terra lutaram pelas crianças e os desamparados", completando que “não é hora de se perder a esperança”.

Parque Zilda Arns! – O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), decretou luto oficial de três dias pela morte de Zilda Arns e anunciou que vai dar o nome da médica ao Parque da Integração, em Sapopemba, na zona leste, que será inaugurado neste sábado, 16. O parque corta vários bairros da região.

Também coloco a seguir depoimentos de duas pessoas que conviveram e conheciam bem Zilda Arns: um religioso da paróquia que ela frequentava, em Curitiva e, o meu amigo José Alcides Marton:

– "Nossa dor pela perda de um dos pilares da luta pela vida no Brasil, Zilda Arns. Nossa Solidariedade ao Povo do Haiti que está sofrendo neste momento trágico de sua história. Partilhamos nossas orações que se irmanam às de tantas pessoas que não medem esforços em prol da vida dos mais pobres e abandonados. Meu fraterno abraço na dor, na luta, na Esperança!!! Ir. Jorge Tarachuque, C.Ss.R (Curitiba (PR).

"Estamos muito abalados com a tragédia do Haiti, principalmente com a morte de Dra. Zilda Arns, modelo de pessoa humana, de cristã. Os movimentos sociais do Paraná e de todo o Brasil perderam uma de suas maiores figuras. Sempre a vi como uma redentorista, ao lado dos mais abandonados. Não era burocrata! Seu empenho e compromisso era com o Evangelho e com o Redentor, de forma que não conheci em outra pessoa. Tenho pedido ao Senhor que faça que esse plantio de semente seja produtivo no coração da Igreja e que venham outros espíritos como o dela.

Abraços a todos! Tudo por Jesus, nada sem Maria!"  José Alcides Marton, Presidente da FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Curitiba (PR). 

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Cidadania. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s