Missionários no Haiti

Conforme comunicado do secretário dos missionários redentoristas, a situação dos missionários no Haiti, num breve relato que poderá ser atualizado, é a seguinte:

 Via sacra dos missionários no Haiti! – Este foi o título que o serviço informativo Zenit deu a um painel apresentado sobre a situação dos missionários no Haiti. O texto, assinado por Nieves San Martín e elaborado com a colaboração das Pontifícias Obras Missionárias, a agência Fides e muitos organismos religiosos que passaram as informações, é apresentado por nós, resumidamente.

Camilianos: Os 5 seminaristas estão bem e já estão trabalhando no hospital. Todas as crianças que frequentam a escola camiliana estão vivas e a estrutura resistiu aos movimentos.

Congregação das Filhas da Sabedoria, da família Monfortina: 03 religiosas francesas em missão há mais de 40 anos morreram e outras 03 estão sob os escombros.

Congregação das Missionárias da Imaculada Conceição: São 49 religiosas e todas estão bem. Os danos aos edifícios são enormes. As irmãs estão acampadas fora. Há risco de desmoronamentos.

Congregação do Espírito Santo: Parte do colégio de São Marcial e a capela foram destruídos. Não se sabe se houve perdas de vidas humanas entre os haitianos ou entre os missionários.

Filhas de Maria Auxiliadora: Têm 06 comunidades. Uma jovem religiosa está ferida. Sofreram muitos danos materiais.

Franciscanos: Todos os 16 irmãos, distribuídos em 3 fraternidades, estão vivos e uma casa ficou muito danificada. “Os irmãos precisam de solidariedade para garantir ajuda sanitária à população no dispensário em que trabalham”. Um sacerdote argentino da Ordem Franciscana que trabalhava como missionário no Haiti há dois anos está entre os desaparecidos.

Irmãs de Caridade Dominicanas da Apresentação da Ss. Virgem: Uma irmã ficou ferida.

Irmãs de Cluny: A casa delas resistiu ao terremoto.

Jesuítas: “Por enquanto, estamos submersos em uma espécie de caos e beco sem saída. Veremos como vamos nos refazer nos próximos dias. O Senhor ama especialmente os pobres e tenho certeza de que Ele nos acompanha, ainda no mistério do mal e da dor”. As casas e obras dos jesuítas foram atingidas menos que as demais e todos os religiosos sobreviveram e estão bem. Apenas um padre ficou ferido.

Missionários Monfortinos: 09 seminaristas morreram num ônibus; um sacerdote está muito mal.

Missionários Oblatos de Maria Imaculada: Contam com cerca de 130 membros (dos quais 2 são bispos), a maioria composta por haitianos. Quase tudo foi destruído na casa provincial e no centro de teologia. Um estudante morreu.

Mosteiro beneditino de Morne Saint-Benoît: Ninguém faleceu e o edifício agüentou bem.

Padres dominicanos: Os 07 que trabalham no Haiti estão vivos. Um estudante morreu.

Salesianos: Os mais de 200 alunos (algumas fontes falam de 500) do destruído Colégio de Dom Bosco, em Porto Príncipe, devem ser considerados como mortos, junto a membros da equipe leiga. O terremoto acabou com a obra de São João Bosco de Porto Príncipe e com as pequenas escolas do Padre Bonhem confiadas aos salesianos. Dois estudantes de filosofia morreram.

Xaverianos: Têm vários centros no Haiti. Nenhum dos seus irmãos faleceu no terremoto. Alguns edifícios sofreram danos.

Redentoristas: Conforme comunicado anterior, não morreu nenhum religioso redentorista. Alguns ficaram feridos e um padre perdeu a mãe e irmã. O colégio São Geraldo desmoronou morrendo todas as crianças e os professores. A Igreja em Porto Principe também foi destruída, assim como algumas casas.

“Tenho certeza de que o Senhor nos acompanha, ainda no mistério do mal e da dor!”

Geraldo Rodrigues,

Secretario2300@cssr.com tel (11) 3083 0033; cel (11) 6393 7696; cel (12) 8111 6165

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Cidadania. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s