SER DE DEUS É SER FELIZ

nº 885

Artigo

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Redentorista

“Alegria de viver”

 

741. A alegria é força

                Lemos no livro de Neemias: “A alegria do Senhor seja vossa força” (Ne 8,10). O povo ao ouvir a leitura da Lei de Deus, se comoveu e chorou. Neemias manda o povo festejar naquele dia de Assembléia e renovação da Aliança, pois era um dia consagrado ao Senhor. Deus é alegre! A alegria parece que não faz parte de nossa devoção, pois estamos mais acostumados a ver Jesus Crucificado e o Deus como juiz que condena. Sofremos ameaças de castigos de pessoas que se colocam no lugar de Deus: ‘Você está condenado!’. Você já viu uma imagem de santo sorridente? Mas a alegria de Deus é nossa força! Isso quer dizer que estando em sintonia com Deus, mesmo nas dificuldades e erros, temos força suficiente para superar e criar um humor espiritual que nos eleva e nos faz ver caminhos novos para a vida. Quando nos perguntam como estamos, temos o costume de fazer  um relato dos sofrimentos que passamos, os males que sofremos, os remédios que tomamos. Quanto mais dissermos ‘estou ótimo’, melhor ficaremos. A força de Deus em nós não é receber os milagres que pedimos, mas ficar feliz na situação em que estamos, não como conformismo, mas ponto de partida para algo melhor. Para muitos, viver bem é ter tudo em dia e em pleno funcionamento. Certo que é bom não ter problemas. A alegria de Deus em nós é saber acolher as situações com capacidade de entender e organizar nossa vida de tal modo que o momento presente seja bom. Não podemos viver uma vida de novela. Essa só existe na tela. A força de Deus é o que nos faz viver essas situações. Se Deus lhe dá um limão, faça dele uma limonada. Depende da gente ter o bom humor.

742. Promovendo o descanso

               Para cultivar a força da alegria é preciso descansar. Antes se dizia que se trabalhava das 9 às 5. Agora se trabalha das 5 às 9. É bom, pois dá uma renda maior. Calculemos os grandes males físicos, morais e psicológicos que nos atingem no excesso de serviço. É certo que muitos, para sobreviver, precisam de muito trabalho. Mas, o corpo e a alma descansados produzem muito mais. Não sabemos descansar, relaxar, dar tempo a nós mesmos, à família, aos amigos, ao sono, ao descanso. Examine que a própria lei dá um equilíbrio para o trabalho e o descanso. O que fazemos com o domingo? Continuamos o trabalho em casa? A ganância de muitos faz muitos sofrer muito. Vejamos o que gastamos em remédios, as depressões que sentimos, as irritações que passamos. Não será falta de descanso? A alegria do Senhor pode nos dar o equilíbrio também no descanso. Jesus diz aos discípulos: “Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer”  (Mc 6,31). Nem o trabalho espiritual justifica o excesso. Trabalhar na pastoral sem repouso não é pastoral.

743. Alegrar-se é amar

               O amor é fonte de alegria e produz o descanso. Tudo na vida cristã se resume no amor ou o explica. A alegria que se encontra no descanso e o descanso que causa alegria são regidos pelo dom de amar. Sabemos que o amor vai além de um sentimento, embora muito necessário. Ao assumir atitudes que valem para a vida, estamos amando. Amor é como um campo onde se semeia e uma semente que se coloca em um campo. Sempre dá frutos. Alegrar é amar. Descansar é amar, pois estamos nos colocando em condições de viver bem e tratar bem as pessoas, com forças para se por a serviço dos outros. Repouse no amor, alegrando-se por repousar e amar.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Teologia - reflexão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s