Cristãos perseguidos

Transcrevo o comunicado do secretário da Província Redentorista de São Paulo, pelo fato de considerar que a perseguição religiosa que está havendo no Vietnan ser muito séria. O poder e o medo de perder o poder faz com que grupos de pessoas sejam capazes de muitas coisas ruins.

Província Redentorista de São Paulo – Rua Honório Líbero, 90. Jardim Paulistano, 01445-040 São Paulo (SP)

————————————————————————————-

Nº 0602

28/01/2010

1492. Vietnã – autoridades destroem uma cruz! -No dia 7 de janeiro/2010, o arcebispado de Hanói informava que um grande número de agentes, comandados por autoridades civis, destruíram uma cruz na paróquia Dông Chiêm. O arcebispado reafirmou que a cruz foi derrubada por “forças armadas dependentes de poderes públicos”. A montanha Tho, onde estava situada a cruz, ergue-se ao lado da igreja e sempre foi propriedade da paróquia, desde sua fundação, há mais de cem anos. Era o lugar onde, nos anos 1945-46, a paróquia enterrava as crianças nascidas mortas ou as que morriam prematuramente, assim como as pessoas sem-teto. “Estamos profundamente sentidos por esta ação que ofende a Cruz e Cristo”, afirma a arquidiocese. “É uma profanação. Ofender a Cruz é ofender o símbolo mais sagrado da fé cristã e da Igreja”. O comunicado arquidiocesano convida a orar pela paróquia de Dông Chiêm e para que “nosso país chegue a ser verdadeiramente justo, democrático e civilizado, onde os sagrados valores são respeitados e os direitos humanos, protegidos”.

1493. Vietnã 02 – Irmão Redentorista agredido – Um comunicado, com data de 24 de janeiro/10 e assinado pelo Superior Geral Redentorista, P. Michael Brehl, informa-nos que na véspera (23) tinham recebido notícias muito inquietantes a respeito de uma cruel agressão a um de nossos confrades, o Ir. Antônio Nguyen Van Tang, de 36 anos. Ele tinha ido visitar a paróquia de Dong Chiem com os confrades e os paroquianos, depois que a cruz do cemitério fora destruída. A situação estava muito tensa. O Irmão Antônio tombou inconsciente numa poça de sangue. Detalhes da destruição da cruz e da agressão ao Irmão Antônio foram amplamente divulgados nos meios de comunicação. (Como noticiamos neste mesmo boletim, logo acima).

Nosso Superior Geral Redentorista informa que o Governo do Vietnã nega toda e qualquer responsabilidade, mas essa posição é refutada pelos bispos católicos do Vietnã, por testemunhas e por jornalistas independentes. O Superior Provincial dos Redentoristas no Vietnã está pedindo nossas orações nesse momento difícil. Trata-se de uma situação tensa não só para os Redentoristas, mas também para muitos leigos e leigas, especialmente aqueles que atuam em nossas pastorais.

1494. Vietnã 03 – 3400 – Na denominada 3400-Província do Vietnã, temos atualmente 278 redentoristas, que vivem em 19 comunidades e residências: 172 sacerdotes; 04 diáconos; 31 irmãos; e 71 estudantes professos. Há muitas vocações religiosas e para sacerdotes! O governo comunista sempre dificultou qualquer comunicação com o mundo ocidental. Basta dizer que quase nada sabemos das origens de nosso grupo redentorista de lá, que hoje é muito numeroso! O governo comunista tenta, de muitos modos, controlar e limitar a prática religiosa, além de procurar manter um sistema comunista que na verdade é a ditadura de um regime de partido único, num país de 84 milhões de habitantes! Querem fazer do comunismo uma nova religião, na qual a pessoa humana é venerada como deusa. Atualmente os católicos vietnamitas, que são apenas 7% da população, estão aos poucos tomando consciência do seu direito de praticar livremente sua fé religiosa. Alguns católicos do Vietnã até começaram a levantar a voz em defesa dos direitos humanos e civis. Geraldo Rodrigues, Secretario2300@cssr.com; cel (11) 6393 7696

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Cidadania. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s