Gênio do latim

 – Não bastassem as pensões miseráveis, a miséria do sistema de saúde, os escorchantes preços dos remédios… mais uma do Governo do Lulala: os aposentados vamos tomar vacina suína depois de mortos – os coveiros que se preparem para muito trabalho!… …Embora eu não acredite muito nessa gripe!

          – Nossa dívida, com os maiores juros do mundo, beira à casa de um trilhão e meio de reais (R$ 1.500.000.000.000!). Significa que pagaremos este ano, no mínimo, cento e trinta bilhões de juros – 8,75%/ano -, isto é: nós os brasileiros, inclusive, e principalmente, os pobres e os aposentados, vamos morrer com uns 360 milhões de reais por dia!!!

          – Será que essa equipe financeira do Governo, não diminuindo os juros, tem algo a haver com os banqueiros?…

 RIO DE JANEIRO

 093 – Sabe mais latim que o Cícero!

 Trabalhei numa fábrica de pneus, a Pneus General, em Queimados, RJ. Para lá íamos de ônibus da firma – a uns quarenta quilômetros do centro do Rio.

Havia um empregado da General, gordo e alto – bonachão! – que no ônibus conversava bem alto. Um dia ele conta para o colega ao lado que estudara em um Seminário dos Padres Jesuítas e um dos estudantes sabia mais latim que o Cícero – o maior orador latino -, assim como mais grego que o Aristóteles, mais francês que Voltaire e até mesmo mais italiano que o Dante ou mais inglês que o Shakespeare – verdade ou não, era o que ele afirmava!

Escutando a conversa, bato em seu ombro e lhe digo:

– Eu também tinha um colega que sabia tanto latim quanto o Cícero.O meu colega se chamava Afrânio… E o seu?

– O meu era o Castañon.

– O mesmo! O meu colega Afrânio Castañon!

Quando passei para o primeiro ano, ganhei um dicionário de latim. No preliminar, no terceiro trimestre – havia três trimestres de estudos – aprendiam-se noções de latim. Terminando o último trimestre, o Afrânio pediu-me emprestado o dicionário, pois gostaria de ver algo. No final das férias, entregou-me o livro e me falou:

Bené, abra em qualquer página e me pergunte qualquer palavra!… Decorei ele todo.

Mas o Afrânio não entendia como um quilo de palha pesava tanto quanto um de chumbo!…

          Benedito Franco

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Entretenimento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

