HAITI – mais informações

Apresento mais informações, conforme dados fornecidos pelo secretário dos redentoristas, província de São Paulo

Haiti – Apesar de ser um povo muito sofrido, o Haiti tem uma história heróica e de glórias. Eles marcaram presença na caminhada da construção da liberdade no mundo. Foi o primeiro país onde os pretos se rebelaram contra a escravidão. Eles próprios decretaram seu direito de viver livremente fundando, em 1804, a primeira República negra do mundo. Acontece que diante disso, os países colonizadores se revoltaram e lhe causaram tantos sofrimentos que perduram até hoje, influenciando terrivelmente na vida do povo que permanece em sua pobreza! Oxalá os colonizadores se penitenciem e não enviem apenas suas sobras e migalhas para socorrer a massacrada nação! Oxalá ‘o cheiro da morte não mate o perfume da esperança, que não morre nunca!”

Haiti 02 – Solidariedade do Papa – No dia 16 de janeiro/10 o Papa Bento XVI enviara uma carta ao presidente do Haiti, René Preval, manifestando suas condolências pela catástrofe, oferecendo suas orações por “todos os que morreram no terremoto e suas famílias que, em alguns casos, não podem dar uma sepultura digna aos seus entes queridos”. E pediu neste momento “espírito de solidariedade” e “que se mantenha a calma nas ruas”, para que os feridos possam ser socorridos. Mostrou sua estima pelo “compromisso de todos aqueles que, haitianos e estrangeiros, às vezes arriscando suas vidas, fazem todo o possível para encontrar e resgatar os sobreviventes”, assegurando que a Igreja Católica, “através das suas instituições, muito além da viva comoção destes dias, permanecerá junto aos afetados por este desastre e, na medida das suas forças, os ajudará em prol de um futuro melhor”.

Haiti 03 – Invocando N. Sra. do Perpétuo Socorro – Agora, no dia 25 de janeiro/10, Bento XVI enviou uma carta pessoal ao presidente da Conferência Episcopal do Haiti, Dom Louis Kébreau, arcebispo de Cabo Haitiano, na qual mostra sua dor e proximidade às vítimas do terremoto. O Papa se referiu especialmente à morte do arcebispo de Porto Príncipe, Dom Serge Miot, que “compartilhou o destino de muitos dos seus fiéis, incluindo sacerdotes, pessoas consagradas e seminaristas”. Elogiou a “rápida mobilização da comunidade internacional, unanimemente comovida pela difícil situação dos haitianos”, e assegurou que “toda a Igreja, através das suas instituições, não deixará de ajudar no serviço de emergência e de reconstrução das regiões devastadas do país”. “Nestas horas de escuridão, invoco N. Sra. do Perpétuo Socorro, para que Ela se mostre como Mãe de ternura e saiba dirigir os corações, para que a solidariedade abra passagem em meio ao isolamento”. Esta mensagem foi divulgada no sábado (23), coincidindo com o emotivo funeral de Dom Miot, celebrado sob um toldo improvisado na praça da catedral, que foi completamente destruída. A cerimônia recordou também os mortos no terremoto (100 mil?! 200 mil?!), muitos dos quais não poderão receber uma sepultura digna, e nela estiveram presentes o presidente, René Preval, as autoridades civis do país e o arcebispo de Nova York, Dom Thimoty Dolan, entre outros.

Escola Redentorista S. Geraldo, em Porto Príncipe – Nossa Escola São Geraldo (nível primário e secundário) ruiu sepultando seus 300 estudantes e professores, quase todos mortos! Geraldo Rodrigues, Secretario2300@cssr.com cel (11) 6393 7696; cel (12) 8111 6165

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Cidadania. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s