PRIMEIRO DE ABRIL – Crônica do Benedito

111 – Primeiro de abril de 1964 

                Quando houve a revolução de 1964, no dia primeiro de abril, eu, no Rio, ouvi tiros e mais tiros, parece-me de fuzis e canhões, pelos lados do Palácio do Governador – o Palácio Guanabara. Eu estudava logo em frente, a poucos  metros do Palácio, na Rua Paissandu, e morava próximo, no Bairro do Catete.

Pela movimentação, tensão e o ambiente carregado, recomendava-se não sair de casa, mas pelo rádio, ouviam-se os gritos do Governador Carlos Lacerda, dando ordens desesperadas a seus soldados – a invasão pelo Exército era eminente. Como sempre, depois de algum tempo, houve uma trégua e um acordo, mas, pelo barulho, deve ter morrido muita gente (isso não se comenta e muito menos se divulga!).

Em um Diretório da UDN, onde filiei-me, à Rua do Catete, tive oportunidade de conhecer e falar com o Carlos Lacerda e alguns “papas” do Partido – Sandra Cavalcante entre eles.

Carlos Lacerda foi deputado federal, um dos maiores oradores que o Brasil já teve. Como Governador do Estado da Guanabara, revolucionou o Rio com suas inúmeras obras e abriu uma sala de aula para cada dia de seu governo – foi quando começaram a aparecer as escolas públicas noturnas – eram raras. Quando as empregadas domésticas começaram a estudar à noite, muita gente achava um absurdo: – “À noite, lugar de empregada doméstica é em casa, para que as patroas descansem ou saiam para o cinema ou para suas festas!”. O Estado da Guanabara correspondia à atual cidade do Rio de Janeiro – Niterói era a capital do Estado do Rio de Janeiro.

Na Rua do Catete, perto de onde eu morava, vi a Maria Tereza, esposa do Presidente João Goulart, passar num Mercedes cinza prateado – deu um adeus para o pessoal que estava no passeio – inclusive eu.

            Talvez hora depois, passou o Sr. João Goulart – mais rápido, pois deixava o Rio e o Brasil. Sério e compenetrado, deu para perceber.

            Depois foram prisões, repressões e a mordaça na imprensa!… Alguns muitos anos “brabos”, como diria o mineirinho…

            Em economia aprendi que revolução é apenas troca de grupos nos governos.                       

                        Benedito Franco

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Entretenimento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s