LUZ QUE ILUMINA O CORAÇÃO

nº 915

Artigo

Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Redentorista

“Um fogo que se acende”

 

786.Luz que sai da pedra

            Na tradição mais antiga da liturgia da Vigília Pascal, no Sábado Santo, era costume acender o fogo com a pederneira, isto é, tirar o fogo da pedra por um pedacinho de ferro. Muitos usavam esse método primitivo. Na liturgia, a cerimônia do fogo novo tirado da pedra simbolizava a luz de Cristo, saído da pedra do sepulcro. Complicado, mas simbólico. Com aquele fogo se acendia a fogueira e, desta, o círio pascal. Cristo é a Luz que sai da pedra do sepulcro para iluminar o mundo. Rezamos na bênção do fogo novo “…Concedei, que a festa da Páscoa acenda em nós tal desejo do céu,  e possamos chegar purificados à festa da luz eterna”. A luz de Cristo ressuscitado purifica para a vida eterna. Na celebração acendemos nossas velas na luz do Círio para lembrar a participação na mesma Luz e Vida. A redenção é uma iluminação interior para que possamos ver as coisas de Deus. A noite do mal, onde estávamos mergulhados antes da redenção, é iluminada por Cristo que é a Luz que vem de Deus, como disse Jesus: “Eu, a Luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (Jo 12,46); E também: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12); A simbologia da luz está ligada à visão. A cura dos cegos indicava o ato de fé: crer é ver a Luz. O cego que foi curado no caminho de Jericó, começou a ver e seguiu Jesus:  “Disse-lhe Jesus: ‘Vai, a tua fé te salvou’. E imediatamente recuperou a vista, e O foi seguindo pelo caminho” (Mc 10,52). Ver com a luz de Jesus é vencer o mal: “Quem age segundo a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus” (Jo 12,21).

787.Corações de pedra

            Há uma luta entre as trevas e a luz. Jesus disse: “O julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas que a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 3,19). Ele recebeu a recusa dos corações endurecidos na maldade. Jesus falava em parábolas e citou Isaias para mostrar o mistério da recusa: “Porque vêem sem ver, e ouvem sem ouvir nem entender. É neles que se cumpre à profecia de Isaías que diz: “Haveis de ouvir e jamais entendereis, haveis de enxergar, e jamais vereis. Porque o coração deste povo se tornou insensível. E eles ouviram de má vontade e fecharam os olhos para não acontecer que vejam com os olhos e ouçam com os ouvidos e entendam com o coração e se convertam e assim eu os cure”’ (Mt 13,15 – Is 6,9-10). É o mistério do endurecimento do coração como diz Paulo: “Nosso evangelho está velado para os que se perdem, os incrédulos, para os quais, o deus deste mundo obscureceu a inteligência, para que não vejam brilhar a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que         é a imagem de Deus” (2Cor 4,4). Por isso Jesus diz:  “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (Jo 3,3).

788.Jorrando da pedra

            Nós retomamos em nossa vida a vida de Jesus. Como Ele iluminou, somos aptos a iluminar e fornecer a luz que jorra de dentro de nós, como aconteceu a João Batista que deu testemunho da luz: “João não era a luz, mas veio para testemunhar a Luz, a Luz verdadeira que vindo ao mundo, ilumina todos os homens” (Jo 1,9). Mudamos, “pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade” (Ef 5,8-9). “Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há ocasião de queda” (1Jo 2,10). Jorrar é viver o Evangelho. Nesse tempo pascal aprofundamos nosso relacionamento com Jesus e o anunciamos porque somos luz na Luz.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Teologia - conhecimento bíblico. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s