SÃO PAULO – ISRAREL (Crônica do Benedito)

Nesta semana o Banco Central aumentou os juros em 0,75%. Isso dará aos bancos duas vezes mais dinheiro que todo o aumento pleiteado pelos aposentados… e bastou uma rubrica do presidente do BC!! Dá pra acreditar?…

         O projeto de nosso aumento já passou pela Câmara e pelo Senado e o Lula reluta em assinar!… Dá pra acreditar? 

031 – Israel – São Paulo

 São Paulo, cidade sem água. Israel também.

  Israel, formado por judeus de todo o mundo, vindos quase sempre de países ricos. Como recebe dinheiro desses países, principalmente dos EUA, montou equipes para solucionar todos os seus problemas. Um deles é a água – a região é praticamente um deserto.

  Israel, reunindo grande e competente equipe de hidrólogos e engenheiros, resolveu o problema da água otimizando a captação e o uso, montando uma adutora que corta todo o país, recebendo e deixando água onde é possível e necessário; a adutora vai de menos 360 metros abaixo a 360 metros acima do nível do mar, mais ou menos. Aproveita água dos pequenos rios que tem, do mar e até mesmo do esgoto. Água usada com parcimônia, técnica e sabiamente.

  Essa equipe de hidrólogos e engenheiros foi fazer um estudo sobre a água na Grande São Paulo e região – trabalhei com ela no Departamento de Água e Energia Elétrica – DAEE – da Secretaria de Obras do Estado de São Paulo. O Doutor F. Mero, um cientista considerado o maior hidrólogo de Israel e um dos dois maiores do mundo, acabou ficando meu amigo – inclusive, ele e a esposa almoçaram em minha casa por duas vezes. Quando um de seus filhos chegou de Israel, pediu-me para eu acompanhá-lo no serviço, pois necessitava de alguém que entendesse francês ou inglês, línguas que seu filho falava – esse rapaz acabou voltando para Israel e morto, logo a seguir, numa das estúpidas guerras realizadas por lá – e há guerra que não seja estúpida?… das de lá, nem falemos!…

                                                                     USP, INPE e INM 

  O DAEE, além do controle da energia elétrica, através da Cesp, e água, executava algumas obras, como correção de rios, tratamento e uso das águas. Era dono, ou tinha convênios com o Laboratório de Hidráulica da USP, onde se realizaram os testes, em maquetes, de algumas das maiores usinas hidrelétricas do Brasil – Itaipu, por exemplo.

  A serviço do DAEE, tive muitos contatos com o Laboratório de Hidráulica da USP e o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, onde, logo após alguns dias do nascimento de minha primeira filha, tive oportunidade de conhecer e cumprimentar, pessoalmente, um dos maiores cientistas de todos os tempos: Wernher Von Brown, aquele dos foguetes e da bomba V-2 – assisti à conferência dada por ele; conheci e manuseei as primeiras fotos enviadas por satélite – enquanto no Brasil era quase proibido vê-las, e muito menos obtê-las (Segurança Nacional!), nos Estados Unidos qualquer cidadão poderia comprá-las. A serviço, estive muitas vezes no Instituto Nacional de Meteorologia de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde estagiei por algum tempo. 

Cérebro eletrônico e o /1130  

  Trabalhávamos com o computador usando cartão perfurado – programando em Fortran. Para obter dados meteorológicos do INPE para o DAEE, comprei e levei em meu carro mais de 40.000 cartões. De quando em quando, ainda se falava em cérebro eletrônico! Um /1130 da IBM, considerado o melhor computador científico do mundo – e, pasmem, com a considerável e incrível memória de apenas 32 k, de anéis imantados – quaisquer maquininhas de hoje têm bem mais que isso – até mesmo milhares ou milhões de vezes maiores!!… E os israelenses possuíam cada programa de deixar a todos embasbacados – que competência!… Nessa época, e no mesmo dia e ano, nasciam minha segunda filha e a Internet – 29 de outubro daquele ano (se disser o ano, revelaria a sua idade – não sei se gostaria!). 

  Bendito Franco 

           Você é um doador de sangue, de medula ou de órgãos?… Pode ser… acredite!

 

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Entretenimento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s