OBRAS DO RIO SÃO FRANCISCO

Visita às obras de transposição de águas do Rio São Francisco – Os bispos de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte (Regional Nordeste 2 da CNBB) realizaram uma visita às obras da transposição de águas do Rio São Francisco, nos dias 9 e 10 de novembro/10 e, no dia 24, divulgaram uma mensagem, que resumimos, destacando "algumas faces dessa realidade":

"O Projeto é uma obra enorme, talvez a maior já realizada no Nordeste. A obra está em execução, tornando-se difícil pensar em sua paralisação. O impacto dessa obra já é grande e, quando terminada, deverá ser maior ainda. O "rasgo" feito na caatinga, no Eixo Leste, num total de 220 km, e no Eixo Norte, numa extensão de 426 km, é bastante significativo: 200 metros de largura. Constatamos muito desperdício da madeira extraída na área, pois o IBAMA não definiu nem autorizou sua utilização. Não falta dinheiro para a obra, pois o governo está investindo muito.

A indenização das terras dos moradores atingidos, frequentemente é irrisória e demorada. A maioria não possui título legal das terras e a legalização caminha muito devagar. Há pouca sinergia entre os departamentos do governo, prejudicando as indenizações dos mais fracos. As comunidades indígenas queixam-se de seus direitos e reivindicações e da falta de debate sério sobre a obra.

Com sérias dificuldades para atravessar os canais, muitos moradores ficaram com suas terras divididas. Os moradores próximos às áreas vivem na incerteza de quando suas vidas entrarão num ritmo normal.

Os trabalhos de revitalização são praticamente inexistentes. O saneamento básico está sendo realizado, mas deveriam ser melhor fiscalizados.

A água beneficiará, de fato, a quem tem mais carência. Mas… a quem beneficiará? À agricultura familiar ou a do agro-negócio? Que o projeto não atropele ou não se esqueça dos mais pobres e desamparados.

Fonte: "vivência das águas"

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Cidadania. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s