JÁ BRINCOU HOJE?

É comum observarmos os filhotes brincarem. Filhotes de todas as espécies, inclusive humana, gostam de brincar. À medida que se fica mais velho parece que vai diminuindo o tempo de brincadeira, até que, principalmente para muitas pessoas, a brincadeira deixa de existir. E o pior é que muitos não brincam nem quando são crianças. Ou, pelo menos, não brincam tanto quanto deveriam, para ter uma vida melhor.

Será mesmo que brincar é uma coisa assim tão séria? É séria sim. Pelo menos é o que mostram várias pesquisas. Descobriu-se que enquanto brinca, a criança, assim como filhotes de outras espécies, criam em seus cérebros novas redes de neurônios e desenvolvem um melhor raciocínio e prédisposição para acharem saída para os problemas de forma mais rápida.

Criança que brinca é criança mais esperta e também mais sadia. E o bom mesmo são as brincadeiras onde se pode improvisar as regras, brincadeiras que permitem a diversão. Então, é bom deixar a criança, muitas vezes, brincar com liberdade de inventar, de criar personagens…. Até as brincadeiras de mãos, que os meninos gostam tanto e os pais e professores gostam demais de coibir, fazem muito bem para a socialização e para desenvovler o senso de defesa, rapidez de raciocínio, autoconfiança e outras coisas que só fazem bem.

É duro quando se tem um pai ou uma mãe duros e sérios demais, que não permitem aos filhos fazerem brincadeiras, que tudo tem que estar certinho, dentro das normas. Estão engessando os filhos e criando pessoas muito mais propensas a alguns desequilíbrios emocionais mais tarde.

Isto não se quer dizer que não podem existir brincadeiras com regrras. Claro que devem. Elas também ajudam a aprender a conviver em grupo, a lidar com frustrações, a saber perder, esperar, etc. Mas as brincadeiras livres também devem ser permitidas e até estimuladas.

Para todo mundo é bom brincar um pouco todos os dias. Se você já é bem adulto e desaprendeu de brincar, aprenda novamente. Faça algumas coisas alegres e fora das regras, todos os dias. Lembre-se daquilo ou daquelas coisas que fazia quando criança ou mesmo em outra fase da vida e que lhe dava prazer, lhe fazia bem. Volte a fazer. Uma caminhada, por exemplo. Ou andar de bicicleta, a cavalo, ir apreciar o por do sol algumas tardes, sentar com alguns amigos só para falar bobagens e rir…..

Fazer uma caminhada por diversão é diferente de fazer uma caminhada para emagrecer. Assim também outras atividades que podem ser divertidas, mas que não são tão boas quanto quando se faz somente pela diversão mesmo.

Comece a pensar o que você poderia fazer para tornar a vida mais agradável, mais leve. Vale a pena. Deixe de viver de modo tão sizudo, carrancudo. Não vale a pena e não lhe acrescenta nada. Só tira.

E agora volto a fazer a mesma pergunta que está no título: “VOCÊ JÁ BRINCOU HOJE?” Ainda está em tempo. É sério. Brinque um pouquinho. E amanhã e depois, e depois….Vale a pena.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Psicologia. Bookmark o link permanente.

2 respostas para JÁ BRINCOU HOJE?

  1. katia. disse:

    É. Kátia- mestre em pilotagem de fogão. Pós graduaçõa em tanque, doutoramento em higiene ambiental do lar. Curso de especialização teatral em atendimento a vizitas. Phd em programas de arrumaçõa de gavetas.

  2. cidinha disse:

    É por isso que Rubem Alves escreveu…”Brincar não leva a nada, não precisa levar a nada, quem brinca já chegou”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s