FUNÇÃO DOS LÍDERES – conforme São Paulo

Este trecho da Carta aos Hebreus incentiva a boa vivência e a gratidão e louvor para com Deus. Também orienta para a obediência aos líderes, com uma ressalva: “eles cuidam de vós como quem há de prestar contas”.  E se os líderes cumprirem seu compromisso com queixas, não com alegria, será muito ruim para os fiéis. E esta última observação deve ser continuamente retomada pelos líderes, para estar atento ao compromisso que assumiram, caso contrário, ao invés de fazer bem aos liderados, fazem mal. E ao fazerem mal, acabam por prejudicar o povo e afastar o povo de suas orientações.

Também um líder que vive reclamando e se lamuriando contra o povo para o qual se colocou a serviço, não é dígno desse povo e faria melhor se abandonasse o seu posto. Não tem as prerrogativas para tal função. E isto em todos os setores, tanto religiosos quanto profanos.

Muitos líderes se acham melhores que o povo. Em consequência disso, acham que só teem direitos: direitos de cobrar, direitos de chamar a atenção, direitos de mandar para o inferno, direitos de falar desaforos……Não tendo deveres e nem  podendo também serem cobrados. É uma lástima. Jesus deu uma grande admoestação aqueles que colocam peso exagerados nas costas dos outros. Peso que eles mesmos não conseguem carregar. E até foi contra os que procuram fazer seguidores para torná-los piores que eles mesmos. 

Nenhum líder é nosso dono. Não perdemos a nossa capacidade de pensar e perceber o que é melhor para nós diante de alguém que ocupa um cargo maior na hierarquia. E não é bom renunciarmos à nossa capacidade de pensar e aos nossos valores porque algum líder se posicionou contra isso. Temos responsabilidades por nossas escolhas, porque as consequências, boas ou não, nós é que a carregaremos.

Eu me posicionaria até um pouco diferente de São Paulo e afirmaria: “estai atentos às ordens de vossos líderes e orientações, desde que tenham sentido, bom senso. Estai atentos para não fazerdes coisas absurdas. Sabei usar com sabedoria o dom da inteligência que Deus vos deu. Procurai não agir como uma boiada descontrolada e controlada por reações e ordens mesquinhas. Sejai vós mesmos, porque todos foram criados por Deus como seres únicos. Procurai viver bem com vossos irmãos e praticar a caridade para que todos possam viver com alegria e sintam a graça de Deus agindo. O Espírito Santo se manifesta a todos os filhos amados de Deus. E os filhos amados não são só os líderes. Amém!”

Carta aos Hebreus. (Hb 13,15-17.20-21

Irmãos, 15 por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor; isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 16 Não vos esqueçais das boas ações e da comunhão, pois estes são os sacrifícios que agradam a Deus.
17 Obedecei aos vossos líderes e segui suas orientações, porque eles cuidam de vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, que não seriam coisa boa para vós.
20 O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, 21 vos torne aptos a todo bem, para fazerdes a sua vontade; que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FORMAÇÃO HUMANA, Teologia - reflexão, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s