DEUS É MISTÉRIO

Artigo

Pe. Luiz Carlos de Oliveira (Redentorista)

“As muitas faces do Amor”

 909. Infinitos dons

Deus é Amor e se manifesta através do amor. Somente através do amor poderemos ter acesso a Deus. Por isso rezamos: Ao Pai, pelo Filho, no Espírito, que é o Amor. O Espírito é como o vento, como ensinou Jesus a Nicodemos: “O vento sopra onde quer e ouves seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito”  (Jo 3,8). Deus se manifesta na ação do Espírito em cada um de nós. As ações de Deus em nós são modos diferentes de amar gerados pelo Espírito. Como infinitos são os dons do Espírito, não somente sete, infinitos são os modos de amar. Nós entendemos o amor como caridade beneficente para com as pessoas, afeto na dedicação, relacionamentos. Mas, onde existem os sinais de Deus nas pessoas, ali estão os gestos do amor. A experiência profunda de Deus acontece no amor. Por isso admiramos nas pessoas cheias de Deus a criatividade pelo bem dos outros na dedicação e no empreendimento. A variedade dos frutos do amor é infinita, pois infinito é o Doador. Não podemos esquematizar. Os mestres espirituais quiseram colocar a ação de Deus em esquemas. Isso empobreceu a vivência cristã e sua compreensão. É necessário compreender as ações humanas a partir de uma presença atuante do amor de Deus que penetra tudo. Se um homem retira o lixo da rua, se planta, se ensina matemática, se pratica um esporte e tantas coisas mais, sempre está ligado ao amor. Não é amor quando se está voltado para o puro egoísmo. Ai mesmo pode haver um amor que clama para viver. Se déssemos atenção a essa dimensão em nossa vida, seria diferente nossa compreensão do Deus que age em nós.

910. O amor tudo pode

         Santo Agostinho diz: “Ama e faze o que quiseres”. Quer dizer que amando faremos somente as obras do amor, do bem e de sua promoção. Não se trata de uma permissividade, mas do estímulo a deixar fluir de nós a força do amor para realizar nossa missão. O amor só faz o bem. A força do amor não é um bom desejo de fazer o bem, mas nos atira com força para obras para o bem das pessoas. Tem gente que morre sem ter dado sua contribuição ao mundo. Somente usufruíram a bondade dos outros e de Deus. Isto é o que se chama de morte. Morreu por não amar. O amor é capaz de obras grandiosas. A grandeza não se mede pelo espetacular, mas pela intensidade de amor que pomos nas ações, mesmo as menores.

911. Compromisso de vida

Em Deus não existe complicação. Deus é mistério, não é caos. Mistério é vida a participar. A aliança de Deus conosco foi realizada em pura gratuidade. Deus se comprometeu e cumpriu o compromisso. Amou-nos a ponto de entregar seu Filho como vítima (1Jo 4,10) , isto é, deu-se em entrega total para que a Vida se manifestasse em nós. Nossa parte na aliança é o compromisso de dar vida e dar a própria vida. Assim, como estamos com Ele, devemos andar como Ele andou (1Jo 2,6). A vida cristã, como expressão de nossa união com Deus não se concretizará em devocionismos e tradições, mas na “obediência” ao Espírito que nos conduz na vida de Amor, como conduziu Jesus. Ele, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o extremo do amor (Jo 13,1). Esta é a atitude inspiradora para o compromisso de vida cristão para que o amor possa se manifestar em suas mais variadas faces.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Teologia - reflexão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s