SEGREDO PARA VIVER BEM

Sou meio desconfiado das receitas prontas, das grandes sacadas que servem para todos. Por isso, não precisa levar muito a sério quando escrevo algo colocando um título como o que está nesta reflexão. Talvez esse nem seja o melhor título. Mas, se você tiver um tempinho, acho que compensa ler e pensar um pouco sobre o assunto. É uma história contada por Amit Goswami em seu livro “A física da alma” (São Paulo: Aleph, 2007, 5a. reimpressão, p 224).

A história é a seguinte:

“Um discípulo perguntou ao seu mestre Tukaram como ele se transformara, como nunca se enfureciea, como estava sempre amável, e assim por diante, ele quis saber qual era o ‘segredo’ de Tukaram.  Ao que o mestre respondeu:

– ‘Não sei o que posso lhe dizer sobre o meu segredo, mas conheço o seu segredo’.

– ‘E qual é?’, perguntou curioso o discípulo.

– ‘Você vai morrer em uma semana’, afirmou Tukaram, compenetrado.

Como Tukaram era um grande sábio, o discípulo levou a sério suas palavras. Na semana seguinte, ele se redimiu. Tratou seus amigos e familiares com afeto. Meditou e rezou. Fez tudo o que pode para se preparar para a morte. No sétimo dia, sentindo-se fraco, deitou-se na cama e pediu que chamassem Tukaram.

– ‘Abençoe-me, sábio, estou morrendo’, disse. 

– ‘Minha bênção estará sempre com você’, disse o sábio, ‘mas diga-me, como passou esta semana? Ficou zangado com sua família, com seus amigos?’

– ‘Claro que não. Tive apenas sete dias para amá-los. E foi o que fiz. Amei-os intensamente’. Respondeu o discípulo.

– ‘Agora você, já conhece o meu segredo’, exclamou o sábio. ‘Sei que posso morrer a qualquer momento. Por isso, sou sempre amável com todas as pessoas de minhas relações”.

Aí está a história. Sem comentários. Só para você poder pensar um pouco.

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FORMAÇÃO HUMANA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

