ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS

9ª Romaria da Terra e das Águas de Rondônia reuniu 3 mil em Iata

De 1945 até 1971, o distrito de Iata, no município de Guajará-Mirim (RO), foi responsável pelo abastecimento de alimentos de Porto Velho, Guajará-Mirim e outros municípios do Estado de Rondônia. Era um dos pontos de parada da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a única ferrovia da Amazônia. Apesar de sua importância histórica para Rondônia, Iata corre o risco de desaparecer sob as águas da Hidrelétrica. Por esta razão, foi escolhida para sediar a 9ª Romaria da Terra e das Águas do estado, realizada no início do mês. Cerca de 3 mil romeiros vindos de Rondônia, Acre e Bolívia participaram da Romaria.

Foram recebidos por 250 indígenas de diversas etnias que fizeram a “mística das águas”, em respeito à natureza mas, também, em protesto contra a construção de uma barragem na cachoeira do Ribeirão, a alguns quilômetros de Iata.

“A Romaria quis lançar um grito de esperança e alerta para que nossos governantes vejam as necessidades reais da nossa comunidade. Nós, como igrejas reunidas, temos que gritar para que esta situação mude para o bem de nosso povo”, alertou o bispo diocesano de Ji-Paraná (RO), dom Bruno Pedron.

Teve como tema: “A Água e o verde, vida do Planeta” e o lema: “A Criação geme em dores de parto”, lembrando a Campanha da Fraternidade de 2011. As Romarias da Terra e das Águas de Rondônia são realizadas desde 1986. A deste ano foi organizada pelas dioceses de Guajará-Mirim, Ji-Paraná, arquidiocese de Porto Velho e pelo Sínodo da Amazônia da Igreja Luterana.

Fonte: www.aparecidadasaguas

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Cidadania. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s