ESPIRITUALIDADE

João Loch – Programa do dia 21/07/02

ESPIRITUALIDADE

1. O que se entende por espiritualidade?

R. De uma forma bem simples, podemos afirmar que quando falamos em espiritualidade estamos nos referindo ao modo de se viver a fé. Como tratamos as coisas do nosso espírito. Diz respeito à nossa vivência cristã dos ensinamentos evangélicos. Normalmente quando falamos que uma pessoa leva uma vida muito espiritual estamos afirmando que é uma pessoa muito voltada para a oração, a meditação, a uma vivência íntima com Deus muito intensa, ou de modo muito profundo. Então, é uma pessoa que se dedica à vida de oração, de leitura da palavra de Deus e de livros de formação cristã, que tira um tempo do seu dia para meditar sobre as coisas de Deus.

2. Quais os tipos de espiritualidade?

R. Com freqüência nós ouvimos falar em espiritualidade comprometida com a realidade, quando se quer afirmar que a pessoa vivencia a sua fé no concreto da vida e se comprometendo com a realidade social que a cerca, procurando melhorar o mundo justificada pela sua fé. Quando a pessoa se diz uma pessoa de fé, reza muito, participa das coisas da igreja, mas no seu cotidiano entra em contradição com tudo o que afirma crer, afirma-se que é uma falsa espiritualidade. As suas convicções anunciadas, não se refletem na sua vivência concreta. Acaba sendo uma fé desencarnada. E como diz São Tiago, uma fé sem obras é morta. Ou como diz São Paulo: posso até falar a língua dos anjos, mas se não tiver caridade, isto não me serve para nada. É muito comum também ouvirmos falar em espiritualidade alfonsiana, teresiana, inaciana, etc…, para indicar as características próprias dessas pessoas carismáticas vivenciarem e testemunharem a fé e testemunharem o próprio amor à causa dos evangelhos. Os exercícios espirituais são formas de desenvolvermos a nossa intimidade com Deus. De percebermos a vontade de Deus para conosco. O que ainda podemos fazer para melhorar nossa forma de vivenciarmos os ensinamentos de Deus para nós.

3. Como o cristão deve cultivar a espiritualidade?

R. Todas as dicas, orientações, experiências que nos são passadas sobre espiritualidade, o que os outros nos falam deve sempre nos servir como dicas, caminhos já seguidos. Mas o nosso caminho somos nós que vamos fazer. Por isso, podemos afirmar que existem tantas formas de espiritualidade quantas pessoas existirem.

Como podemos desenvolver nossa espiritualidade? Dedicando um tempo para refletir sobre a nossa intimidade para com Deus, meditar sobre a sua palavra, fazer nossas orações tanto individualmente como em comunidade. E, principalmente, procurando ser fiel à FÉ que professamos. Deixar Deus também falar a nós. Não ficarmos só nós falando a Deus. Desenvolver a intimidade para com Deus procurando encarná-lo em todos os atos, num contínuo aperfeiçoamento. Cultivar a espiritualidade é dar espaço, dentre todas as coisas que fazemos durante o dia, também para as coisas de Deus, para a vida de fé, para sentir a presença de Deus e deixar que Ele se manifeste também para nós e através de nós às pessoas que encontrarmos. Amém!

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Teologia - reflexão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s