CONFLITOS EM HONDURAS…

Conflito pela terra preocupa bispo de Honduras

– “Agradeço profundamente os sacerdotes de minha diocese porque conseguem realizar sua missão numa situação particularmente difícil como essa”, diz Dom Luís Solé Fa, bispo de Trujillo em Honduras.

Dom Luís está muito preocupado com o clima de violência que acomete o povoado de Bajo Aguán, onde há um conflito entre membros de organizações camponesas e milícias de proprietários das terras. A causa da disputa é a questão da divisão das terras cultiváveis, com base nos princípios da reforma agrária.

Os sacerdotes admitidos nas plantações para celebrar a missa de domingo podem apenas administrar os sacramentos e sempre sob a vigilância de guardas armados. Para Dom Luís, o clima é alimentado principalmente pela grande difusão de armas, distribuídas por organizações de narcotraficantes: “Aqui, os fuzis e as armas mais temerárias fazem parte do dia a dia. Por isso, nós, membros da Igreja local, temos que ter uma conduta inspirada na prudência, pois nosso dever de religiosos é não nos exasperarmos e tentar favorecer o diálogo, de todas as formas”.

 

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Igreja. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s