MULHERES EM DESTAQUE

As três mulheres do Nobel da Paz

Ellen Johnson, de 73 anos, foi a primeira mulher eleita democraticamente chefe de Estado de um país africano, a Libéria, que sofreu 14 anos de guerras civis que fizeram 250 mil mortos.
Leymah Gbowee, de 39 anos, é assistente social liberiana que organizou o movimento pacífico de mulheres que contribuiu para por fim à segunda guerra civil na Libéria, em 2003.
A jornalista iemenita Tawakkul Karman, de 32 anos, é a primeira mulher árabe a receber o Prêmio Nobel da Paz. Distinguiu-se por ter sido uma das figuras de proa da “Primavera Árabe” no seu país, um movimento que levou ao período de transição para que o presidente Ali Abdullah Saleh abandone
em fevereiro próximo o poder que ocupa há 33 anos. O Prêmio Nobel é constituído por uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de cerca de 1 milhão de euros, repartido em três partes iguais pelas vencedoras.
Vestidas com trajes tradicionais (as liberianas com vestidos africanos coloridos, enquanto Tawakkul Karman usou um hijab colorido), as vencedoras receberam o Nobel sob os aplausos dos presentes, incluindo a família real da Noruega.

Roma: Universidade Antonianum tem primeiro decano mulher – A notícia foi divulgada no dia 07 de dezembro de 2011: Pela primeira vez na história uma mulher foi eleita como decano de uma faculdade de teologia pontifícia: a Universidade Antonianum de Roma. A escolhida é Mary Melone, franciscana, formada em pedagogia, com doutorado em teologia, especializada em dogmática e exreitora do curso de ciências religiosas. Diz Irmã Mary: “Comecei a lecionar há quase dez anos, depois
de ter praticamente completado a formação teológica. Conheço bem o ambiente. A Antonianum é dirigida pela Ordem dos Frades Menores e normalmente a carreira acadêmica é reservada a eles. No entanto, a Ordem sempre me reservou confiança e estima”. A religiosa se dedica principalmente à análise teológica do pensamento dos grandes mestres, de modo especial Ricardo de São Vitor e Antônio de Pádua.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Cidadania. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s