AUSÊNCIA E PRESENÇA

A presença e a ausência estão tão juntas que uma se sobrepõe à outra. Ao mesmo tempo que estamos com uma pessoa, não estamos mais. E muitas vezes, mesmo estando, já fomos. Ou ela já se foi. E ai, quando percebemos que a pessoa está ausente ela se faz presente, porque não deixa nosso pensamento. Não deixa nosso sentimento. Continuamos a vendo, ouvindo, percebendo sua alegria e sua dor. Mesmo não tendo respostas para o que lhe falamos, em pensamento, colocamos uma resposta por nós mesmos. Não dá para ficar sem resposta, principalmente quando a questão é existencial.

E a resposta que damos por nós mesmos é tão importante que pode nos ajudar a viver melhor e superar a perda, ou nos afundarmos mais em sofrimento e curtição da ausência que faz doer o coração.

Alguém já alertou para que “sempre que você se despedir de alguém, despeça-se como sendo a última vez que verá esta pessoa, porque um dia será, pois você ou ela não existirão mais”.

Já fiz muitas dessas experiências. Quantas pessoas se ausentaram, se distanciaram dando um tchau….e foi o último.

E se foi o último dela, também foi o último meu para ela. Nenhum de nós sabia. Por isso, aquele tchau que parecia tão normal, tão igual aos demais, depois se tornou especial. Especial por guardar o último olhar com todos os seus mistérios. Este olhar que se ausentou, ficou, de modo especial, presente e resumindo todo o passado em comum. Talvez seja por isso que se tem tanta dificuldade em aceitar que aquele foi o último olhar.

Todos os olhares que ser foram, enquanto estiverem em minha lembrança não terão ido. Estarão presentes, mesmo que muito ausentes. Eu sei que muitas coisas desse olhar, só eu guardei. Então, eu tenho esse olhar como ninguém mais o tem.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em DIVAGAÇÕES e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s