ACUPUNTURA: uma leitura energética do corpo

A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA é um sistema que avalia o corpo como um todo, no seu fluxo energético e, a partir daí, as condições de saúde e doença. A doença é analisada como um desequilíbrio energético, causado por fatores como clima, alimentação, estado emocional. E para reequilibrar o fluxo energético, tem seus recursos, como moxa, massagem, fitoterapia, meditação….E uma das técnicas mais conhecidas, que faz parte do sistema médico chinês tradicional, é a acupuntura, que significa a introdução de agulhas, conforme a necessidade, combinando-se os pontos necessários, conforme toda uma teoria e prática de milênios e que tem demonstrado ser muito eficaz para a recuperação da saúde.

A leitura que se faz do organismo e suas funções energéticas, conforme a medicina tradicional chinesa, é muito diferente de como faz essa leitura a alopatia, nossa medicina ocidental . O médico da medicina chinesa tem conhecimento do funcionamento do organismo, analisando as funções energéticas e percebendo o organismo como um todo. A partir disso faz o diagnóstico e planeja o tratamento.  Para ter essa formação é necessário uma formação séria, com profissionais competentes e experientes na tal medicina. Mas esses profissionais, necessariamente precisam ser médicos no nosso molde ocidental. Tanto que os acupunturistas chineses que vieram para o Brasil e aqui divulgaram tal ciência, na maior parte, não eram médicos conforme nossa medicina. E assim, preparam muitos profissionais voltados para a saúde, para também serem acupunturistas. E são muitos hoje no Brasil. Temos acupunturistas farmacêuticos, fisioterapeutas. dentistas, biomédicos, psicólogos, enfermeiros….que são acupunturistas não porque têm estas profissões, mas porque além de serem formados nas suas respectivas profissões também fizeram o curso de acupuntura, com treino e supervisão conforme as exigências. Quando a acupuntura começou a ser praticada aqui os médicos daqui até se opunham querendo impedir que ela fosse praticada. A medicina foi uma das últimas profissões que aceitou a acupuntura, ou seja, que aceitou que alguns dos seus quadro pudesse praticá-la.

Acontece que hoje, os formados em medicina querem monopolizar a acupuntura, falando uma série de coisas que tem sentido. Chegam a confundir o público, afirmando que só o médico pode fazer diagnóstico…

É claro que o acupunturista não médico, não vai tratar só com acupuntura uma doença que precisa de acompanhamento alopático. Isso também é ensinado na formação. Muitos doenças em alguns estágios não são para a acupuntura. Então, encaminha-se para o profissional médico especializado naquela área. Mas aquilo que é para ser tratado e pode ser tratado pela acupuntura, não faz diferença se o acupunturista é médico conforme a formação ocidental ou não. Se o médico não tem um bom curso de acupuntura ele será um péssimo acupunturista, mesmo sendo médico. E se um médico e um não médico tiveram os mesmos professores de acupuntura, conforme a capacidade e dedicação de cada um, terão as mesmas prerrogativas para exercerem esta arte da cura.

A preocupação dos médicos, na realidade, é uma reserva de mercado. Neste caso, a preocupação não é a saúde do paciente. É no lucro que eles estão de olho. Então, é bom não se deixar enganar por alguns discursos maquiados com preocupação e bom atendimento às pessoas.

E que os acupunturistas, médicos ou não, possam continuar trabalhando e ajudando a todos que precisarem desse tratamento, para que tenhamos mais saúde.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s