VIDA DOS SANTOS

Ultimamente tenho, com certa frequência, publicado neste meu espaço, a vida de alguns santos da igreja católica. Por que tenho feito isso, já que este não é um espaço religioso nem de apologética, ou doutrinação? Pelo menos não é este o objetivo com que criei e mantenho o blog. ´

Faço isto porque considero que é uma boa maneira de conhecer a história da igreja: pela vida concreta de muitos de seus membros que testemunharam a fé de forma viva, dando a vida pelas suas convicções e tentando construir um mundo melhor, em nome de Jesus. Considero que esta história é mais significativa que muitas leituras ideológicas que se faz com o objetivo de somente denegrir a imagem da igreja desconsiderando as milhares de pessoas que continuam sendo fermento e ajudando o mundo a ter sentido. Esta visão vai além das leituras políticas ou feitas por declarados opositores da atuação oficial da igreja no mundo, limitados por alguma experiência pessoal ou por interesses declarados de oposição.

É claro que muitas vidas doadas e vividas com dedicação pela construção do reino de Deus e apoiadas pela doutrina da igreja não são conhecidas nem divulgadas, como nós todos conhecemos pessoas cujas vidas são  um contínuo convite a que nos aperfeiçoemos em nosso jeito de viver. E é também para estes que precisemos olhar além de procurarmos sempre nos conhecermos melhor para irmos superando nossas deficiências e nos tornando mais humanos. Pois é na humanidade que pode se revelar a divindade.

Existem falhas? Existem. Onde não há. E podemos fazer nossas opções. Podemos só olhar para as falhas e as coisas que não concordamos para justificar o nosso não comprometimento e acomodação, ou podemos olhar também para os testemunhos, de vida, esforços de superação e crescimento, doação de vidas e resolvermos que também podemos de devemos fazer alguma coisa além de ficarmos jogando pedras.

Precisamos ser santos? Cada um conforme sua capacidade. Reconhecermos nossos limites e também percebermos nossas fraquezas é um bom modo de não ficarmos só olhando para os outros procurando defeitos e achando que não temos nenhum compromisso com nosso aperfeiçoamento.  Ainda vamos errar muito, pisar na bola, nos arrependermos de coisas que depois percebemos que não precisaríamos ter feito….Aí é a hora de levantarmos a cabeça e continuarmos investindo no nosso crescimento e torcendo para que muitas outras pessoas também continuem fazendo isso. É assim acredito, que vamos melhorando a nós mesmos e ao mundo, independente da denominação ou nome fantasia que demos a isso.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FÉ E VIDA e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s