VOLTAIRE E A IGREJA

Voltaire, filósofo francês, um dos baluartes do iluminismo, crítico mordaz da igreja católica, chegou a afirmar “Ecraser l’infame” (exterminemos a infâmia). É possível que um homem com esta postura possa dar algum passo de reconciliação e modificação no seu relacionamento com a igreja? O pensamento que vem é que isto seria totalmente impossível.

No seu livro PSICOTERAPIA, (Paulus, 2011, 3 ed., p 106, ), Marie-Louise von Franz, fazendo uma análise dos tipos psicológicos, conforme uma abordagem analítica junguiana, o considera como um tipo pensamento introvertido e afirma que, “em seu leito de morte ficou muito irriquieto, pediu a extrema unção e a tomou com uma grande demonstração de sentimento de devoção. Demonstrou, no final da vida, que estava completamente dividido: sua mente havia abandonado a experiência religiosa original e seu sentimento ali permanecera invisível, e quando chegou a hora da morte – que temos que enfrentar como uma pessoa completa – o sentimento veio a tona e o dominou completamente de uma forma totalmente diferenciada”. Neste momento, certamente, tudo o que escrevera contra a igreja foi neutralizado e para ele só passou a ter importância a sua experiência íntima e necessidade de uma reconciliação, sentindo que o valor espiritual ia além de todas aquelas argumentações e formulações que fizera nos seus raciocínios e pensamentos bem elaborados.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Psicologia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s