Restituição dos bens da Igreja

Praga: Câmara dos Deputados diz “sim” à restituição dos bens da Igreja

– Após fortes debates, na primeira quinzena de julho de 2012, a Câmara dos Deputados da República Tcheca aprovou, com 93 votos a favor, 89 contrários, o projeto de lei sobre o acordo referente aos bens da Igreja e das organizações religiosas. Foi um passo importante saudado com satisfação pela Conferência Episcopal Católica que, junto com as Igrejas Ortodoxa e Protestante e a comunidade judaica, luta há mais de 20 anos pela restituição das propriedades religiosas confiscadas entre 1948 e 1989 pelo passado regime comunista. Trata-se de um patrimônio de cerca 2.500 imóveis e 200 mil hectares de terreno.
Agora o obstáculo é o voto no Senado, onde a maioria está nas mãos dos social-democratas e dos comunistas, contrários à lei, vista como muito dispendiosa para o Estado. Seu veto poderia ser rejeitado
pela Câmara dos Deputados, mas só se obtiver a maioria absoluta dos seus membros.
O texto aprovado é fruto de um acordo obtido nos últimos meses entre as Igrejas e o Governo de Praga após uma longa disputa herdada do passado regime comunista.
O acordo prevê a restituição de 56% dos bens confiscados, enquanto a parte restante seria liquidada nos próximos 30 anos, com uma indenização total de 59 bilhões de coroas, ou seja 2,3 bilhões de euros.
Ao mesmo tempo põe um ponto final no regime no qual era o Estado que pagava os salários de sacerdotes e religiosos. Os representantes das Igrejas e organizações religiosas tchecas consideram a lei “um compromisso para o bem de todas as partes interessadas: Igrejas, Estado e toda a sociedade.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Igreja e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s