HOMENAGEM AOS PAIS

Dia dos Pais

– Para falar-lhe do Marido-Pai, cara amiga, escrevo-lhe! Estou querendo refletir um pouco hoje… Tendo bem em mente aquele dia em que você, chorando, falou-me de suas angústias e do pesadelo que, quando menos esperava, a vida lhe trouxe: o seu marido, o pai de seus filhos! Sim, ele, seu marido, é para você, hoje, um pesadelo!
Marido outrora borbulhando de amor, hoje seco, frio, distante e destratante, de mal com a vida, fechando-se cada vez mais num vazio infinito. Pai de seus filhos. Pai! O que é pai! Pai assim, desligado, desinteressado, sem sentimentos, materialista ao extremo! Oh! Deus! Pai, perdoa!

– Pai presente! Pai ausente, mesmo quando presente. Pai frio, distante, desligado, que não luta por uma causa. Pai tranquilo, sorridente… em quem nada exista de exagerado, nem para um lado nem para outro. Pai que faz falta! Pai com quem se possa falar, a quem se possa ouvir porque dá gosto, dá alegria, satisfaz. Pai distante, que fala pouco! E que, menos mal que pouco fale, pois, em seu pouco, só sabe vomitar um mar de azedumes sobre tudo e sobre todos.

. Dia dos Pais

Sabe, faltam os dez mandamentos do pai, do esposo. Só dele, só para ele. Mandamentos, lembretes, normas, sei lá. Qualquer coisa que faça com que saiba se questionar sobre o verdadeiro sentido do amor. Ama realmente? – Em que consiste este amor? O que é o amor para ele? –
O que foi o amor? Viver ao lado é muito diferente do viver juntos. Viver ao lado é um simples estar. Viver juntos é participar, é partilhar. É caminhar.

. Dia dos Pais

Pai e mãe são duas personagens que surgem no coração dos filhos e que lhes trazem uma grande dose de responsabilidade. Têm que estar à altura disso. E não é fácil.

Um tempo não se pedia ao pai para dar demonstração de afeto, de saber amar o filho com gestos
exteriores. Mas, ontem e hoje, é algo indispensável. O afeto é importante. É necessário saber demonstrá-lo. E como é difícil, aos pais de hoje, formados nos tempos de outrora! Antigamente era
quase impedido ao pai manifestar sentimento. Manifestar. – Como manifestar amor? Como cumprir a verdadeira missão de pai? E digo mais: – Como recuperar o tempo perdido sendo pai, verdadeiro pai?

Dia dos Pais 5 – Caro amigo pai, quando você não existir mais por aqui, oxalá seu filho possa um dia contar: “Uma imagem muito bela que tenho de meu pai…” e assim vá, descrevendo maravilhosamente, as qualidades de seu pai, tão grandes, tão magníficas, que fazem ficar no esquecimento qualquer tipo de defeito!
– O que restará de um ‘cordão umbilical’ entre pai e filho? Oxalá restem belas recordações. Oxalá um filho possa dizer: amo profundamente a meu pai, porque muito me amou, sempre.
– Diálogo entre pai e filho?! – Diálogo? O que é isso? É algo de fundamental que não pode ser interrompido nunca. Parabéns por seu dia e coragem, pai! (P. Geraldo Rodrigues)

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FORMAÇÃO HUMANA e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s