A VIDA DE JESUS conforme Marcos

Setembro: mês dedicado à Bíblia
 Neste ano de 2012, o evangelista Marcos, foi o escolhido pela Igreja Católica no Brasil para a reflexão durante o mês de setembro. Toda a catequese e estudo da fé partem da Bíblia, devem se deixar iluminar por ela nos levam a aprofundá-la.
Evangelho de Marcos: os cenários da vida de Jesus – “O evangelista Marcos relaciona, de maneira muito bonita, Jesus com os lugares em que viveu. Elabora verdadeira geografia teológica com imagem original de Jesus. Num primeiro momento, enquadra-lhe a vida em três grandes cenários: o deserto, o mar da Galileia, o caminho”. P. João Batista Libânio, renomado sacerdote jesuíta, teólogo, filósofo e autor de uma vasta obra teológica completou 80 anos de vida, a maioria deles dedicados à reflexão teológica. Citando palavras suas, apresentamos uma visão geral do Evangelho de Jesus Cristo narrado por S. Marcos.
 Vida de Jesus – o deserto – “O deserto emoldura o início da vida pública de Jesus. Na tradição bíblica, o deserto é lugar paradoxal, da intimidade com Deus e da tentação. Lá João Batista se prepara para sua vida profética na austeridade, na oração e na provação (Mc 1, 3). Jesus faz a mesma experiência (Mc 1, 12-13). Inebriado de Deus, provado pelo demônio, curtido pelo jejum, Jesus está apto para iniciar a vida missionária”. (P. João Batista Libânio, renomado sacerdote jesuíta, teólogo, filósofo e autor de uma vasta obra teológica)
Vida de Jesus – o mar – “O mar da Galiléia é outro cenário (Mc 1, 16; Mc 2, 13; Mc 3, 7; Mc 5, 1 etc). Mar é símbolo de vida. De lá surgiu a vida. De seus frutos a vida se alimenta. A beleza das águas pacíficas, serena nosso espírito. Mas também quando sopram ventos violentos, o mar é símbolo do risco, do perigo, da ameaça (Mc 4, 37; Mc 6, 48). Em torno do mar da Galileia, Jesus chama discípulos (Mc 1, 16-20), cria sua comunidade, alimenta-a com a palavra, exemplo, feitos. É o Jesus comunitário que emerge desse cenário”. (P. João Batista Libânio, renomado sacerdote jesuíta, teólogo, filósofo e
autor de uma vasta obra teológica)
 Vida de Jesus – O caminho – “O caminho aponta para frente. É metáfora da vida do cristão que deve prosseguir sempre seu caminhar. Marcos apresenta-nos Jesus a andar (Mc 6, 1.6;Mc 8, 27; Mc 9, 30). Não para. Ensina como não devemos deter-nos no nosso processo de seguimento de Jesus”. (P.
João Batista Libânio, renomado sacerdote jesuíta, teólogo, filósofo e autor de uma vasta obra teológica)
 Vida de Jesus – em três cenários – “O evangelista Marcos apresenta Jesus pregando e fazendo seus milagres em três cenários menores: a sinagoga (Mc 1, 21.39; Mc 3, 16), a casa (Mc 1, 29; Mc 3, 20; Mc 5, 38; Mc 7, 17; Mc 9, 28) e a porta (Mc 1, 33; Mc 2, 2). A sinagoga é o lugar da oração pública. A casa é o espaço da vida privada. E a porta é o símbolo da vida pública”. (P. João Batista Libânio, renomado sacerdote jesuíta, teólogo, filósofo e autor de uma vasta obra teológica).
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Teologia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s