Papa Francisco

Conclave elegeu o Papa Francisco

– Às 16h13 do dia 13 de março de 2013 é anunciado o nome do Papa eleito: o argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, jesuíta, até então arcebispo de Buenos
Aires, Argentina. Seu nome será Francisco. O anúncio da escolha do 266º Papa da Igreja Católica foi feito pelo cardeal Protodiácono (1º dos cardeais diáconos), o francês Jean-Louis Tauran. A escolha do nome de Francisco é uma homenagem a Francisco de Assis e um sinal de renúncia ao poder e ao dinheiro! Cardeal desde 2001 e Arcebispo de Buenos Aires desde 1998, seu nome não figurava entre os
favoritos para suceder Bento XVI. É a primeira vez em 1300 anos que o papa não é da Europa.

Francisco fala a Roma e ao Mundo

– Eleito no dia 13 de março de 2013, Francisco dirigiu suas primeiras palavras a Roma e ao Mundo: “Vocês sabem que o dever do conclave era dar um bispo a
Roma e parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase no fim do mundo. Aqui estamos.
Agradeço pela acolhida à comunidade de Roma. Obrigado. E, antes de mais nada, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito, Bento XVI. Oremos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe. E agora vamos iniciar este caminho juntos, bispo e povo, esse caminho da Igreja de Roma, um caminho de fraternidade, de amor, de confiança mútua entre nós. Vamos rezar pelo mundo todo, para que haja uma grande fraternidade. Vamos fazer silêncio para fazer esta oração de vocês por mim!”

Conclave: eleição rápida de Francisco

– Quando o Cardeal entrou na Capela Sistina provocou aplausos entusiasmados dos presentes e deu um indício de sua força. Fala-se que Francisco foi o segundo mais votado no conclave de 2005, no qual Bento XVI foi eleito. Os 115 cardeais demoraram pouco mais de 25 horas para escolher o sucessor de Bento XVI. O novo Papa foi eleito na quinta votação. Antes do Conclave, a imprensa argentina tinha pouca confiança nas chances de Bergoglio. A idade avançada e alguns problemas recentes de saúde pesavam contra o cardeal nesta eleição.

Papa Francisco surpreenderá o Mundo!

– Francisco conclui sua primeira mensagem prometendo:
“Vamos nos ver em breve! Amanhã quero ir rezar para Nossa Senhora, para que proteja a cidade de Roma. Boa noite e bom descanso!” Dele, no momento, pouco sabemos. Mas o pouco nos surpreende: É um homem sem luxo, vive sem ostentações, cozinha a própria comida, usa transporte público! Em 2001, visitou um sanatório para lavar e beijar os pés de 12 pacientes soropositivos.

Fonte: Pe Geraldo Rodrigues, CssR

 

BREVE BIOGRAFIA DO PAPA FRANCISCO I

Jorge Mario Bergoglio SJ, nascido em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936. Religioso da Companhia de Jesus, até então o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998.

Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás.

Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.

Foi eleito Papa no dia 13 de março de 2013, sob o nome de Papa Francisco I.

Fonte: Arquidiocese de Campinas 

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Igreja e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s