IGREJA: uma história de amor

 A Igreja não é uma ONG, mas uma história de amor

– “A Igreja não é uma ONG, mas é uma história de amor. Tudo é necessário, os departamentos são necessários…, tudo bem! Mas são necessários até certo ponto, como ajuda para esta história de amor. Quando a organização toma o primeiro lugar, o amor vem para baixo e a Igreja, pobrezinha, se torna uma ONG. E este não é o
caminho. O caminho que Jesus quis para sua Igreja é o caminho das dificuldades, o caminho da cruz, o caminho da perseguição. E isso nos faz pensar: mas o que é essa Igreja? Porque parece que não seja um empreendimento humano. Não são os discípulos que fazem a Igreja, mas são enviados por Jesus, enviados ao mesmo tempo pelo Pai. E é no coração do Pai que começa esta ideia da Igreja. O Pai teve amor e começou esta história de amor tão longa nos tempos. Nós, mulheres e homens de Igreja, estamos no meio de uma história de amor: cada um de nós é um elo desta cadeia de amor. E se nós não entendemos isso, não entendemos nada do que seja a Igreja”. (Papa Francisco, 24 de abril de 2013)

O caminho da Igreja é o caminho do amor

– “O caminho do amor, na verdade, é o único caminho que a Igreja pode percorrer e onde pode fortificar-se. Ela não cresce com a força humana. Este foi o erro de muitos cristãos ao longo dos séculos. Erraram por razões históricas, erraram o caminho, fizeram exércitos, guerras religiosas! E também nós hoje aprendemos, com os nossos erros, como vai a história de amor. Uma história que cresce como a semente de mostarda, cresce como o fermento na farinha, sem ruído, como disse Jesus Cristo”. (Papa Francisco, 24 de abril de 2013)

A Igreja é Mãe

– “A Igreja cresce de baixo, lentamente, e quando quer vangloriar-se da sua quantidade e cria organizações, departamentos e se torna um pouco burocrática, a Igreja perde a sua principal substância e corre o perigo de transformar-se numa ONG. E a Igreja não é uma ONG. Então, o que é a Igreja no concreto? É Mãe. Há tantas mães nesta missa. O que vocês sentiriam se lhes dissesse: “Mas, a senhora é uma organizadora da sua casa? Não, eu sou a mãe!” A Igreja, portanto, não é uma organização, não cresce com os militares, mas com a força do Espírito Santo. E nós, juntos, somos uma família na Igreja, com Maria, que é a nossa Mãe, mãe de Deus e mãe nossa. Que ela nos dê a graça da alegria espiritual de caminhar nesta história de amor”. (Papa Francisco, 24 de abril de 2013)

Fonte: Pe Geraldo Rodrigues, CSSR

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FÉ E VIDA e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s