Ousadia de Francisco

 

A ousadia do papa Francisco

Posted: 07 May 2013 03:28 AM PDT

papa_francisco_aMuitos dos meus amigos me telefonaram logo após a eleição do novo papa e a primeira pergunta deles era sempre a mesma: “o que achou do nome escolhido?”. Achei o que mundo inteiro sentiu e a mídia referendou: há no nome Francisco um significado simbólico altamente comprometedor. Bergoglio ousou mexer em um santuário preciosíssimo, ali onde se guardam as relíquias mais sagradas da humanidade, onde ninguém entra sem assumir todas as consequências. A memória de São Francisco de Assis é cultuada como um patrimônio moral intocável de toda a humanidade. Não é por acaso que, em mais de 600 anos, nenhum papa ousou chamar-se Francisco, nem mesmo os cinco que pertenciam à Ordem Franciscana e chegaram ao pontificado.
Em sua primeira apresentação pública, o novo papa curvou-se profundamente e pediu a bênção da multidão antes de ele mesmo abençoar a todos os presentes. Era a mesma coisa que dizer: eu não sou a Igreja sem vocês, a Igreja somos nós, vocês e eu. Ao escolher o nome Francisco ele atreveu-se, deu-nos o direito de cobrar-lhe semelhanças com o Poverelo de Assis. Enquanto podemos confiar no poder dos símbolos, ele já nos ofereceu alguns indícios.
São Francisco converteu-se em um novo homem a partir do momento em que beijou o leproso numa estrada de Assis. Ele mesmo confessa: “o que era para mim motivo de repugnância converteu-se em doçura do corpo e da alma”. Ali ele encontrou o Deus que procurava.O novo papa fez algo parecido no dia da sua posse:desceu do papa-móvel, e beijou um paralítico presente no meio da multidão. Esperamos que este beijo espalhe-se por toda parte e seja entendido como um novo sinal da escolha preferencial da Igreja.
No início da sua conversão, São Francisco orava diante de um crucifixo pobre e desfigurado pela ação do tempo, e aí escutou uma voz interior a dizer- lhe: “Francisco, restaura minha Igreja, que se encontra em ruínas”. O novo papa trocou a tradicional cruz peitoral de ouro e pedras preciosas por uma outra apenas prateada.Talvez aí esteja o maior desafio do seu pontificado: restaurar a Igreja, especialmente ali onde há forças de resistência milenares e inamovíveis: a Cúria Romana. Neste ponto, além de coragem, ele vai necessitar de uma corrente internacional de orações.
São Francisco desafiou o mundo cristão da sua época, contrapondo-se à guerra dos Cruzados. Guerra é guerra, sempre, pior ainda se é travada em nome de Deus. Que fez ele? Uma longa e perigosa viagem, ao encontro do sultão, chefe do exército inimigo, e lhe falou de paz. O sultão muçulmano não acatou suas propostas, mas lhe concedeu um salvo-conduto. A aventura de São Francisco repercute até hoje como profundamente revolucionária, a única que pode levar à paz almejada. O novo papa encenou um gesto não menos revolucionário. Na Quinta-Feira Santa fez sentar duas mulheres à mesa da eucaristia e lhes beijou os pés, de acordo com o ritual sagrado. Elas eram muçulmanas. Certamente muita gente tradicionalista da Igreja tremeu nas bases; um papa admitir mulheres na mesa eucarística? Um papa beijar mulheres muçulmanas?
Demais! Aguardamos o desdobramento deste ato de coragem.
São Francisco viveu e nutriu-se a vida toda de uma grande paixão – a paixão pelo Cristo Crucificado. Talvez porque viu nele a face de toda a humanidade. A despeito disso, ele era uma figura alegre, tão alegre que inspirou uma expressão proverbial: “alegria franciscana”.O novo papa costuma abrir-se num sorriso espontâneo e cativante.
Deus o abençoe, papa Francisco, foi você mesmo quem nos provocou sonhos e cobranças, ao fazer-se xará do homem que levou até a perfeição o seu sonho de parecer-se com Jesus de Nazaré. Confiamos em você.

frei_fragoso

Frei Aloísio Fragoso, ofm
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Publicado no Caderno Cidades/Jornal do Commercio em 05/05/2013

 
Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FÉ E VIDA e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s