CURANDO AS EMOÇÕES

CURANDO AS EMOÇÕES FERIDAS

Publicado em maio 2, 2011por 

Nossas emoções vão marcando nossa vida desde antes do nascimento e dando o tom à nossa existência. E quando as emoções são feridas e não curadas podemos ficar marcados por sofrimentos que nos acompanham e podem até nos deixar doentes, como muitas vezes acontece.

Quem fere nossas emoções? Muita gente querendo ou não. O que os outros nos fazem e as interpretações que damos ao que nos é feito ou deixado de fazer. Assim como também ferimos muitas emoções de pessoas que amamos. Muitas vezes por maldade mesmo, mas em outras vezes nem tomamos consciência. Querendo fazer o bem, podemos também machucar. Nós, pelas nossas experiências de vida e pela maneira como aprendemos a enfrentar as várias situações que a vida nos coloca, também podemos ir nos ferindo ao longo de nossa caminhada, produzindo marcas que tendem a se aprofundar se não mudarmos nosso modo de vida e aperfeiçoarmos nosso modo de sentir.

O que pode acontecer quando não conseguimos curar as emoções feridas? Muitas coisas não muito boas. Doenças, depressão, desânimo, fechamento….., em síntese, sofrimento.

Uma das formas de curar as emoções feridas é não negá-las. Tomar consciência e, poder expressar ou manifestar a emoção. E quando podemos resolver isso com a pessoa que nos feriu é melhor ainda. Expressar o sentimento é uma forma de se libertar do mesmo. Não expressar, principalmente a raiva, este sentimento se volta contra nós mesmos e dentre outras coisas pode provocar a depressão.

Expressar a raiva não é mesma coisa que agredir ou praticar um ato violento. É demonstrar o que sentiu. Deixar a outra pessoa saber o que pensamos e como o seu comportamento ou palavra nos atingiu. A outra pessoa pode não concordar conosco, mas fica sabendo o que sentimos e ela também tem que saber trabalhar o próprio sentimento. Não expressar ou não falar o que sentiu, para não criar conflito, faz com que se crie um clima de frieza e antagonismo disfarçado para com a outra pessoa, podendo chegar ao ponto de se tornar impossível a convivência.

Um livro escrito numa linguagem acessível a todos os públicos, mas com considerações muito bem elaboradas e fundamentadas é “CURANDO AS EMOÇÕES FERIDAS: vencendo os males da vida” de Martin H. Padovani, da editora Paulus. Uma leitura que eu sugiro tanto para estudo e reflexão individual como para uso em grupos de estudo ou de autoajuda. O livro tem a vantagem de fazer uma ponte entre psicologia e religião de um modo sério e profundo. E ajuda, inclusive, a superar alguns conceitos religiosos errados que só atrapalham a vida, quando a função da religião é acolher, confortar e dar esperança, ajudando a viver melhor e a superar as dificuldades que a vida normalmente nos apresenta.

Os capítulos são curtos, favorecendo para que se faça uma reflexão após a leitura de cada um. Vou expor, a seguir, os títulos dos vários capítulos, para que você possa avaliar se não seria bom adquirí-lo, ou procurá-lo para ler. Acho que vai gostar.

Vejamos os títulos dos capítulos: 1.PROBLEMAS – alguém está livre deles?; 2.RELIGIÃO – paz ou agitação?; 3. RELIGIÃO E PSICOLOGIA – compatíveis?; 4. “A VONTADE DE DEUS” – será mesmo?; 5. RAIVA –  virtude ou vício?;  6. PERDOAR – significa esquecer?; 7. PERDOAR A SI MESMO – isso está passando despercebido?; 8. CULPA – mito ou tormento? 9. DEPRESSÃO – podemos expressá-la?; 10. AUTOCRÍTICA –  ou autocondenação?; 11. O AMOR A SI MESMO – um conflito de interesses?; 12. DAR – ou ceder?; 13. COMPAIXÃO – qual a sua importância?; 14. A MUDANÇA – o que podemos mudar?; 15. RAIZES – você conhece a si mesmo?; 16. AFIRMAÇÃO – por que precisamos dela?

Pelo tanto de capítulos, parece que o livro é volumoso. Mas como afirmei, os capítulos não são longos. O livro só tem 139 páginas.

Que aprendamos a curar nossas emoções feridas. Assim estaremos sempre abertos a novas emoções e nos dando o prêmio de viver bem a cada dia, sendo gratos pela vida que de graça recebemos.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FORMAÇÃO HUMANA e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s