A guerra é o suicídio da humanidade

A guerra é suicídio da humanidade! – “Vamos rezar pelos nossos mortos, pelos nossos feridos, pelas vítimas da loucura que é a guerra! É o suicídio da humanidade, porque ela mata o coração, ela nos mata bem lá onde está a mensagem do Senhor; ela mata o amor! Porque a guerra vem do ódio, da inveja, da vontade de poder, daquele afã de mais poder!” (Papa Francisco, 03/junho/2013)
Deus nos escuta e ama de coração – “O nosso Deus ouve as orações de todos, não como se fossem anônimos, mas as orações de todos e de cada um. Nosso Deus é o Deus do grande e o Deus do pequeno. O nosso Deus é pessoal, escuta a todos com o coração e ama de coração”. (Papa Francisco, 03/junho/2013, baseando-se no episódio do centurião que pede a cura do seu servo (Lc 7, 1-10)
Guerra! – “Já vimos muitas vezes que os grandes da terra querem resolver os problemas locais, os problemas econômicos, as crises econômicas, com a guerra. Por quê? Porque para eles o dinheiro é mais importante do que as pessoas! E a guerra é precisamente isto: é um ato de fé no dinheiro, nos ídolos, nos ídolos do ódio, no ídolo que leva a matar o irmão, que leva a matar o amor!” (Papa Francisco, 03/junho/2013, referindo-se aos conflitos das guerras que afligem a humanidade)
A dor das guerras – “Volta-te para nós, Senhor, tem piedade de nós, porque estamos tristes, estamos angustiados. Olha para a nossa miséria e para a nossa dor e perdoa-nos todos os nossos pecados. Porque por trás de uma guerra estão sempre os pecados: o pecado da idolatria, o pecado da exploração dos homens no altar do poder, o sacrifício das pessoas. Volta-te para nós, Senhor, e tem compaixão, porque estamos tristes e angustiados. Olha para a nossa miséria e para a nossa dor. Estamos certos de que nosso Senhor nos ouvirá e fará tudo para nos dar o espírito de consolação. Que assim seja!” (Papa Francisco, 03/junho/2013)
 Os ídolos de nossa vida! – “É necessário despojar-nos dos numerosos ídolos, pequenos ou grandes, que temos e nos quais nos refugiamos, nos quais buscamos e muitas vezes depomos a nossa segurança. São ídolos que frequentemente conservamos bem escondidos; podem ser a ambição, o carreirismo, o gosto do sucesso, o sobressair, a tendência a prevalecer sobre os outros, a pretensão de ser os únicos senhores da nossa vida, qualquer pecado ao qual estamos presos, e muitos outros. Há uma pergunta que eu queria que ressoasse no coração de cada um de nós e que lhe respondêssemos com sinceridade: Já pensei qual possa ser o ídolo escondido na minha vida que me impede de adorar o Senhor? Adorar é despojarmo-nos dos nossos ídolos, mesmo os mais escondidos, e escolher o Senhor como centro, como via mestra da nossa vida”. (Papa Francisco, 14/abril/2013)
 Quem são os santos? – “Os santos (Mc 12, 1-12) são aqueles que “vão buscar o aluguel” de seu trabalho na vinha, que sabem o que os aguarda, mas cumprem o seu dever. Os santos, também, são aqueles que obedecem ao Senhor, que adoram o Senhor, que não perderam a memória do amor com que o Senhor fez a vinha. Assim como os corrompidos prejudicam a Igreja, os santos a beneficiam. Ao passo que os corruptos são descritos pelo apóstolo João como “o anticristo”, como aqueles que “estão no meio de nós, mas não são dos nossos”, os santos são, por outro lado, como uma luz na presença de Deus e curvam-se diante dele em adoração!” (Papa Francisco, 03/junho/2013)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FÉ E VIDA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário