Recursos africanos

Jesuítas africanos pedem que recursos naturais sirvam ao bem comum – São muitos os países africanos classificados entre os mais pobres do mundo. Eles, porém, são países ricos em recursos naturais. Partiu dessa consideração o encontro promovido recentemente pela Jesuit African Social Centers Network, em Lubumbashi, na República Democrática do Congo. O objetivo da reunião foi tentar instaurar no continente africano uma verdadeira governança dos recursos naturais. Dentre os temas abordados durante os trabalhos, a extração de minério, o acesso a informações sobre os procedimentos para a extração de petróleo, a luta contra o desmatamento que ameaça a mudança climática, o acúmulo de terras, seca e migração. Os participantes do seminário foram divididos em quatro grupos de trabalho. A equipe destinada a refletir sobre a mineração decidiu criar um blog sobre o assunto e realizar um segundo seminário, em outubro/2013; o grupo encarregado de refletir sobre a gestão do petróleo vai mapear as extrações de petróleo na África; e o grupo sobre a governança ambiental pretende intensificar os esforços para a educação ecológica através da difusão de textos oficiais sobre questões florestais.
O grupo focado na gestão da terra vai estudar a questão do acúmulo de terras por parte das elites indígenas e estrangeiras. O encontro contou com a presença de sacerdotes jesuítas do Quênia, Zâmbia, Madagascar, Chade e República Democrática do Congo.
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s