Papa Francisco comenta sua visita ao Brasil

Do aeroporto, diretamente à Basílica de Santa Maria Maior – Concluindo a primeira Viagem Apostólica Internacional de seu Pontificado, viagem esta que o levou ao Brasil para a tão esperada Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, chegando a Roma no dia 29 de julho de 2013, o Papa Francisco dirigiu-se imediatamente à Basílica de Santa Maria Maior, para agradecer a Nossa Senhora pelo bom êxito da Jornada Mundial e ali deteve-se por dez minutos, em oração, diante do altar da Virgem. Na entrada da Basílica o Papa Francisco encontrou alguns jovens, que lhe deram de presente uma camiseta e uma bola, que o Papa colocou aos pés da imagem de Nossa Senhora.

A alegria dos brasileiros é contagiosa! – “Esta foi uma viagem linda e me fez muito bem espiritualmente. Estou bastante cansado, mas com o coração alegre… Encontrar as pessoas faz bem, porque o Senhor trabalha em cada um de nós, trabalha em nosso coração: a sua riqueza é tão grande, que podemos receber muitas coisas boas dos outros. Esta é uma primeira coisa, deste balanço! Depois, quero dizer que a bondade do povo brasileiro é enorme! Seu coração é realmente grande! É um povo amável! Um povo que adora fazer festa! E, apesar do seu sofrimento, encontra sempre um jeitinho para ver os aspectos positivos em tudo! Enfim, é um povo alegre, apesar de sofrer tanto! A alegria dos brasileiros é contagiosa!” (Papa Francisco, 29/julho/2013, a jornalistas, no avião, no regresso da viagem ao Brasil)

A segurança consiste em confiar no povo! – “Estava tudo cronometrado… Mas, era bonito… Se pensava só na segurança… aqui, ali…. mas tudo foi tão espontâneo nestes dias no Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Tanto que a hipótese da segurança passou em segundo lugar. Com menos segurança e sem carro blindado, eu pude estar mais próximo do povo, abraçá-lo, cumprimentá-lo, sem carro blindado… A segurança consiste em confiar no povo! É verdade, a gente sempre corre o risco de encontrar algum louco, que pode pôr em risco a vida. Mas, o Senhor sempre está presente… blindar o espaço entre o Bispo e seu povo é uma loucura! Mas, eu prefiro esta loucura de estar entre seu povo, livremente. O contato com as pessoas faz sempre bem”. (Papa Francisco, 29/julho/2013, a jornalistas, no avião, no regresso da viagem ao Brasil)

Aparecida: “Eu queria ir ali de forma privada, escondida, só para rezar!” – “A organização e a infraestrutura dos diversos momentos da Jornada Mundial da Juventude, como a parte artística, religiosa, catequética, litúrgica, foi tudo muito lindo! Os brasileiros têm uma grande capacidade de se exprimir na arte… fizeram coisas maravilhosas! A visita a Aparecida para mim, foi uma experiência religiosa muito forte. Lembrei-me da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Conferência esta realizada em Aparecida (SP), em 2007. Eu queria ir ali, de forma privada, escondida, só para rezar. Mas, como fazê-lo diante de toda uma multidão de peregrinos e romeiros que vão para lá!…” (Papa Francisco, 29/julho/2013, a jornalistas, no avião, no regresso da viagem ao Brasil)

Pe Geraldo Rodrigues

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Igreja e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s