Holandês que doou a vida para o bem de nossa gente

Aos 92 anos, faleceu o redentorista P. Jaime Snoek

– No dia 29 de setembro de 2013, em Juiz de Fora (MG), faleceu o missionário redentorista P. Jaime Snoek. Holandês, que veio para o Brasil em 1953, com outros colegas, P. Jaime pertencia à denominada Província do Rio de Janeiro. Entre seus grandes méritos, destaca-se o ter fundado a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Em sua longa vida missionária, lutou pela promoção da vida e da formação humana. Dedicou-se a causas sindicais e defendeu a liberdade ideológica no período do regime militar.
Publicou várias obras sobre ética e teologia moral, sendo considerado grande referência para pesquisadores e acadêmicos. Fundou em Juiz de Fora (MG) o Ambulatório Nossa Senhora da Glória, o Centro de defesa dos Direitos Humanos e o Centro de Orientação Familiar. Ao longo de sua vida organizou um dos mais importantes acervos bibliográficos no campo das ciências humanas e sociais do
país: a Biblioteca Redentorista, aberta ao público, com mais de 70 mil livros e seis mil periódicos. Foi um grande missionário, ardoroso no anúncio da Copiosa Redenção.
“O fato de ser o fundador da nossa faculdade já é um grande motivo para homenageá-lo. Mas, para além deste feito, no campo dos direitos humanos, principalmente no período mais obscuro da Ditadura Militar do Brasil, ele conseguiu preservar a vida de muitos estudantes e professores de esquerda que na época eram contra o regime”, testemunhou o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Henrique Duque.

Pe Geraldo Rodrigues, CSsR

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Cidadania e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s