INVEJA

Conforme Hollis, (A passagem do meio: da miséria ao significado da meia -idade. São Pualo: Paulus, p. 48) por definição, “inveja é a percepção de que outra pessoa tem aquilo que ardentemente desejamos”. Mas como é um sentimento difícil de aceitar que se tem, temos vários recursos para disfarçá-lo. É este sentimento que nos leva, muitas vezes, a denegrir a imagem de alguém que se sai bem ou que está tendo sucesso em alguma área, com comentários depreciativos, insinuações maldosas, difamação… Sempre com um posicionamento que quer demonstrar neutralidade ou até mesmo como quem quer ajudar. A inveja é alimentadora das fofocas, da satisfação com notícias sobre alguém que se deu mal e, às vezes, com alegria disfarçada até sobre o declínio na saúde de outra pessoa.
Por causa da inveja que muitas pessoas não conseguem sentir alegria com as conquistas ou com elogios a outra pessoa e, pelo contrário, ficam com os olhos brilhando de satisfação quando a notícia é ruim ou de perda. Sentem-se melhores com dados negativos dos outros. Pessoa muito invejosa dificilmente se sente feliz, porque está sempre buscando defeitos e coisas erradas nos outros para se autoafirmar e se sentir melhor.
Quando se começa a gostar muito de comentários desairosos sobre a vida de outras pessoas é bom perguntar a si mesmo: o que está acontecendo comigo para ter interesse e satisfação em ter essas notícias e espalhá-las até aumentando um pouco?

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Psicologia e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s