INVEJA

A reflexão apresentada a seguir é feita por Rafael Lópes-Pedroza, em seu livro “Dioniso no exílio: sobre a riqueza da emoção e do corpo (São Paulo: Paulus, 2002, p. 71. Faz uma breve exposição sobre este sentimento que sofre uma grande resistência. É difícil a pessoa aceitar que sente inveja. Conforme o autor, “A inveja é um sentimento mais comum do que acreditamos. Quando ela nos domina, ficamos cegos  diante de todas as emoções. Para mim, invejar a riqueza de alguém é uma questão secundária. Meu interesse maior é decifrar a loucura que acontece quando nos comparamos com alguém e ficamos distantes de nós mesmos.

Assim como a inveja está presente no relato de Eros e Psique ou em As Bacantes, também aparece em psicoterapia; às vezes, revelando-se como um aspecto da personalidade. Outras vezes é um componente dominante de uma psicose ou de uma doença psicossomática. A inveja aparece quando uma pessoa é incapaz de aceitar sua personalidade ou suas limitações, podendo converter-se em um complexo dissociado, que atua de modo autônomo e torna difícil, se não impossível, a reflexão. Para que o psicoterapeuta possa detectar a presença da inveja na psique, deve estar familiarizado com essa emoção e também ter ter sorte, porque a inveja, freqüentemente, costuma estar muito escondida….” E o autor continua tecendo sobre as consequências da inveja, na obra que está comentando.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s