Perdas e ganhos

Quando escolhemos alguma coisa, ou fazemos opção por um emprego, pela convivência com uma pessoa, por morar em determinado lugar, estamos renunciando a mil outras escolhas. Ganhar também implica em perder. Então, precisamos nos posicionar para aceitar as perdas implícitas nas nossas escolhas e nos nossos ganhos. Se não quisermos perder nada, acabamos por perder tudo.
Só cresce como pessoa, quem aceita as perdas e assume os riscos das escolhas que faz. Podemos nos considerar relativamente adultos quando nos responsabilizamos pelas nossas escolhas com suas consequências. Enquanto queremos que os outros sejam responsabilizados pelas nossas opções ou sofram as consequências de nossas irresponsabilidades, é sinal que ainda estamos muito infantis ou infantilizados. E isto pode nos adoecer e fazer perder a beleza do viver, com todos os riscos que isto implica e também com todas as belezas e alegrias.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Psicologia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s