O PÃO DOS ANJOS SE TORNA PÃO DOS HOMENS

No dia 4 de junho, como já é tradição, celebramos a Festa de Corpus Christi, o Corpo de Deus. Jesus quis marcar presença sacramental na Ceia Sagrada sob as espécies do pão e do vinho. Pela Eucaristia Cristo permanece conosco para sempre. Um dos hinos eucarísticos mais bonitos de todos os que existem, escrito em latim, começa assim: “Panis angelicus Fit Panis hominum”, que traduzindo significa: “O pão dos anjos se torna pão dos homens”. Desse pão angélico tanto se alimentam os grandes como os pequenos, os ricos e os pobres, os homens de todos os tempos e lugares.

Falar da Eucaristia nos faz lembrar de Santo Tomás de Aquino, o doutor angélico. Ele destacava três aspectos teológicos centrais do Sacramento da Eucaristia. Primeiro, a Eucaristia faz o memorial de Jesus Cristo que passou no meio dos homens fazendo o bem (passado). Depois, a Eucaristia celebra a unidade fundamental entre Cristo e sua Igreja e com todos os homens de boa vontade (presente). Por fim, a Eucaristia prefigura nossa união definitiva e plena com Cristo, no reino dos Céus (futuro).

A Igreja, ao celebrar esse mistério com solenidade, revive estas três dimensões do sacramento. Por isso envolve com muita solenidade a liturgia solene e participada por um número considerável de fiéis. As leituras evangélicas desse dia lembram-nos a promessa da Eucaristia como Pão do Céu (Jo 6,51-59 – ano A), a última Ceia e a instituição da Eucaristia (Mc 14,12-16.22-26 – ano B) e a multiplicação dos pães para os famintos (Lc 9,11b-17 – ano C).

Nas Santas Missões a Eucaristia é uma realidade muito presente na vida das comunidades. Não raras vezes encontramos comunidades que só a celebram algumas vezes ao ano, devido à falta de clero e a imensidão de muitas paróquias. Ontem, como hoje, a Eucaristia continua convocando e fortalecendo a vida cristã das comunidades.
(Fonte: Informativo Missionário dos Redentoristas – Província de São Paulo, Ano 3, n. 26, Jun 2015)

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Espiritualidade, FÉ E VIDA e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s