NO AMOR SE DIZ SIM E NÃO

Amar não é sinônimo de fazer todas as vontades da outra pessoa ou dar tudo que ela quer. Justamente porque se ama é que em várias situações tem que falar não, principalmente quando se tem uma visão de que fazer as vontades da outra pessoa está incorrendo no risco de deixá-la acomodada ou estar prejudicando, sem sentido, a si mesmo.
No processo educativo deve-se trabalhar em função das necessidades do educando ( sendo estes alunos, filhos, ou qualquer dependente), mas também o merecimento. Ir ensinando a pessoa a conquistar os seus sonhos com seu esforço. Fazer por merecer e sentir que quem lhe serve não é seu escravo. Também precisa ser ensinado a servir, a perceber a necessidade dos seus responsáveis e ir tendo noção de que ninguém é obrigado a satisfazer todas as suas necessidades, até porque isso nunca seria possível. Quem ama precisa ir dando as ferramentas e incentivando para que a pessoa aprenda a conquistar com seu empenho, acreditando que pode, desde que se esforce. E aquilo que não consegue, não é por culpa do pai ou da mãe que não lhe dão o que deseja. Eles não têm essa obrigação, principalmente depois de uma certa idade. É muito fácil e cômodo culpar os pais pelos passos que não quer dar em função das inseguranças ou comodismo. Neste aspecto os pais precisam estar atentos. Caso contrário os filhos podem começar a ficar velhos, com toda energia e achar que os pais ainda têm que os carregar no colo e satisfazer não só todas as suas necessidades mas também todos os seus caprichos e ainda aturarem os desaforos.
Quem ama investe na desacomodação dos seus amados. Se não fizer isso, em um determinado momento o fardo vai ficar tão pesado que não vai mais conseguir carregar, porque além do seu fardo está levando os fardos dos que estão se aproveitando dele.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s