NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

Natividade de Nossa Senhora

– No dia 08 de setembro, a Igreja celebra o Nascimento de Nossa
Senhora. A Igreja Católica passou a celebrar a Natividade de Nossa Senhora a partir do ano de 1245, promovida oficialmente pelo Papa Inocêncio IV, durante o Concílio de Lyon, na França. A data foi fixada em 8 de setembro. Maria nasceu de pais já idosos, chamados Joaquim e Ana. Seus pais ganharam de Deus o grande prêmio de ter por filha aquela que haveria de ser a Mãe de Jesus. Residiam em Jerusalém. Ali foi construída uma igreja, que hoje é conhecida como Basílica de Santa Ana. Diz a tradição que, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu a Joaquim e Ana uma filha, que recebeu o nome de “Miriam”, que em hebraico significa “Senhora da Luz” e em latim passou a ser “Maria”.

Os Evangelhos nada dizem sobre o nascimento de Maria

– Diz-se que, aos três anos, Maria foi apresentada ao Templo de Jerusalém e lá teria permanecido até os doze anos. Contudo os Evangelhos nada falam sobre o nascimento de Maria. Nenhum relato de profecia, nem aparições de anjos e muito menos fatos extraordinários. S. João Damasceno ressalta que o nascimento de uma mãe considerada estéril já em si é um sinal de bênçãos especiais. Escreve em sua homilia sobre a Natividade de Maria: “Hoje é o começo da salvação do mundo, porque foi-nos gerada a Mãe de Deus, através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado”.

Celebrações dos santos

– Na Igreja católica celebram-se numerosas festas de santos. As datas são fixadas sempre no dia da morte, considerada a data do nascimento para o Reino de Deus, para a vida eterna. Há somente três casos em que se celebram as festas do nascimento e também da morte para este mundo: o nascimento de Jesus (Natal); o nascimento de São João Batista (24 de junho); e o nascimento da Mãe de Jesus (8 de setembro).

Por que celebrar o nascimento de Maria?

– Quer saber quão digno é festejar o nascimento de Maria?… Responde o P. Antônio Vieira: “Maria nasceu… para que dEla nascesse Deus! Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina! Dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde! Perguntai aos pobres! Dirão que nasce para Senhora dos Remédios. Perguntai aos desamparados! Dirão que nasce para Senhora do Amparo. Perguntai aos desconsolados! Dirão que nasce para Senhora da Consolação! Perguntai aos tristes! Dirão que nasce para Senhora dos Prazeres. Perguntai aos desesperados! Dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça. E todos os seus devotos, para Senhora da Glória! E se todas estas vozes se unirem, em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus!”

Pe Geraldo Rodrigues

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Espiritualidade, FÉ E VIDA e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s