A CRUZ QUE TRAZ VIDA

Evangelho de 2ª feira (14-09-2015) – Exaltação da Santa Cruz
Jo 3, 13-17

Jesus disse a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu senão o Filho do homem, que desceu do céu. Como no deserto foi levantada num poste uma serpente por Moisés, assim também deverá ser levantado o Filho do homem, a fim de que todo aquele que crer nele tenha a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo que entregou à morte seu Filho único, a fim de que todo o que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna. Deus não enviou seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.

Cruz, sinal de nossa Fé!
– Narra a História da Igreja Católica Apostólica Romana que Constantino, imperador romano do século IV, filho de Santa Helena, descobridora da verdadeira Cruz de Cristo, antes de enfrentar uma de suas batalhas teve uma visão. Na visão apareceu-lhe uma cruz no céu. Cruz toda luminosa, com as palavras: “Com este sinal vencerás!” Tais palavras são um incentivo para o cristão. Movem-nos à fé! A cruz é um “sinal” de nossa fé. Indica-nos algo que vai além de nossa capacidade humana. Leva-nos aos mistérios, ao dom da própria fé. A Cruz indica-nos a ação salvadora de Cristo. É a maior prova do amor de Deus para com a humanidade. Como símbolo, está por toda parte.

Cruz: um fato se deu!
– Certa vez encontrei-me com uma colega jornalista que trazia ao pescoço
uma correntinha com uma cruz. Como sabia que a jovem não tinha religião, perguntei-lhe: – O que significa este crucifixo para você? E a jovem: – Não sei! Mas tem uma coisa: quando estou com meu irmãozinho no colo, ele pega o crucifixo e o beija! E, então, eu me emociono!
O crucifixo para a jovem jornalista era apenas um adereço. Foi na década de 1970 que o fato se deu. Alguns anos depois, de adereço, se transformou para ela em expressão de fé! (P. Geraldo Rodrigues)

A Cruz incomoda a muitos!
– Nos tempos de hoje, vemos os que se sentem incomodados com a
presença de um crucifixo em lugares públicos. Cristo, “a imagem visível do Deus invisível” (Cl 1, 15) questiona, quer se queira quer não! Na Cruz, Jesus Cristo, o Verbo, “se fez carne e habitou entre nós!”
“Deus amou tanto o mundo que entregou o Filho único, para que todo o que nele crê, não morra, mas tenha a vida eterna!” (Jo 3, 16).
E Jesus traça o caminho de seus discípulos, de cada um de nós: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me!” (Mt 16, 24).

Os cristãos se gloriam da Cruz de Cristo!
– Nós, discípulos de Jesus, levados pela fé, exclamamos com o apóstolo Paulo: “Quanto a mim, que eu não me glorie a não ser na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio do qual o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo!” (Gl 6, 14)
Na Cruz Cristo fundou a Igreja. Ela é sinal de nossa salvação, a “árvore da Vida” (Ap 22, 14).
Quando traço a Cruz sobre meu corpo, cansado pelo peso dos dias, é como se eu dissesse: No poder de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, abraço a Cruz da minha salvação. Ao levar a mão da testa ao peito, em linha vertical, e do ombro esquerdo ao direito, em linha horizontal, sinto-me abraçando a Cruz da salvação e por ela sendo abraçado. Professo minha fé no grande mistério: Jesus Cristo, o enviado do Pai, nascido da Virgem Maria por obra do Espírito Santo, oferece na Cruz sua vida pela vida do mundo!

Ser santo não é um luxo
– “Jesus não veio para nos ensinar as boas maneiras, as cortesias. Para
isso, não era preciso descer do Céu e morrer na cruz. Cristo veio para nos salvar, para nos mostrar o caminho, o único caminho de saída das areias movediças do pecado: este é o caminho da misericórdia (Mt 5, 38-48). Ser santo não é um luxo, mas é necessário para a salvação do mundo”. (Papa Francisco, 23/fevereiro/2013)
Pe Geraldo Rodrigues

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Espiritualidade, FÉ E VIDA, FORMAÇÃO HUMANA e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

