FANATISMO

Quando nos tornamos fanáticos, de modo geral, nos tornamos intolerantes, discriminadores, tapados para outras realidades além daquelas que assumimos e críticos severos dos que pensam de forma diferente de nós. O fanático é como a pessoa que entra em uma caixa e para ele a realidade é só aquela caixa. Quem não compartilha da sua caixa ou é burro ou é seu inimigo.
No fanatismo nos limitamos, limitamos nossas chances de crescermos, de vermos outras realidades, de nos abrirmos ao novo. Empobrecemos nossa vida e corremos o risco de nos tornarmos implacáveis aos outros que consideramos diferentes. No fanatismo nos tornamos cegos para tantas coisas belas e boas, muitas vezes, com medo de não sabermos viver a não ser dentro daquela caixa, por mais desconfortável e castrante que ela seja. Nessa postura empobrecemos nosso existir que poderia sempre estar se renovando.
O pior é que quando nos tornamos fanáticos em alguma coisa, não percebemos isto e até podemos nos vangloriar disso que consideramos uma qualidade.
Será que é possível superar o fanatismo? Talvez, se ao nos depararmos com visões diferentes da nossa ou modos de vida, antes de simplesmente renegar aquilo, dermos um tempinho para pensar sobre e também para questionar algumas certezas que temos. Só assim podemos continuar a crescer e ampliar nossa experiência de vida nesse mundo tão transitório.
Quem sente necessidade de eliminar todos que pensam ou vivem diferente, demonstra que não está tão certo de suas convicções ou modo de viver. Se se sente ameaçado é porque está inseguro e tem medo até de se questionar.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s