Fofocas…

“Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental. Escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento”.
Ficar investigando para saber quem falou mal pode ser uma perda de tempo precioso que poderia ser gasto em coisas úteis e agradáveis. Se está querendo um motivo para também falar mal, aí já é um problema mais sério ainda. Se as pessoas percebem que você gosta de ouvir quem falou mal de você, elas podem ficar entusiasmadas com essa conversa e até inventarem coisas como se outros tivessem dito. E depois se divertem com suas reações ou pelo poder que tiveram de tirar você do sério ou afastar de outra pessoa.
Ouvir os elogios sempre é mais agradável. Mas também não precisa se entusiasmar muito. Analise os elogios, receba-os com alegria mas com parcimônia, com serenidade e capacidade de avaliar se aquilo é mesmo taão importante. Que o elogio seja um estímulo para continuar se aperfeiçoando e melhorando nos aspectos reconhecidos, cuidando para não se achar o máximo, o bom, o sábio. Porque ninguém é tudo isso no modo perfeito.
Se você é um chefe, precisa estar muito atento aos elogios que vêm, principalmente dos subalternos, porque em muitas situações são puros “puxa saquismo”, para mexer com sua vaidade e tirar proveito disso, podendo até atrapalhar seu aperfeiçoamento.
Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s