SANTOS ANJOS DA GUARDA

Santos Anjos da Guarda
– Comemoramos nossos Santos Anjos da Guarda sempre no dia 02 de outubro. A Igreja Católica ensina a existência não só de anjos em geral, desde a Sagrada Escritura, como os anjos destinados a guardar e proteger as pessoas na caminhada terrena. A palavra anjo significa “enviado”, mensageiro, divino. Às vezes são chamados na Bíblia de filhos de Deus porque compõem a corte celeste. No Primeiro Testamento os anjos aparecem repetidas vezes como grandes manifestações ou intervenções de Deus na história do povo eleito. Eles são portadores de mensagens divinas e participam de perto dos que os chamam, a fim de que sejam fiéis à missão que Deus lhes confiou. Eles nos acompanham sempre.
 
A presença dos Anjos da Guarda
– No Segundo Testamento, o papel dos anjos é mais claro. Eles anunciam o nascimento de Jesus e acompanham toda a sua vida. Aparecem por ocasião de sua paixão e morte e são testemunhas de sua Ressurreição. Igualmente no livro dos Atos dos Apóstolos são bem evidentes a intervenção dos anjos que vão marcando os primeiro passos da Igreja. Eles tomam parte ativa nos Evangelhos, manifestando assim que a comunidade, a Igreja, liga-se intimamente ao ministério de Cristo.
O apóstolo São Paulo dá testemunho disso quando escreve: “Não são todos os anjos espíritos a serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?” (Hb 1, 14) A Bíblia está repleta de notícias sobre os anjos.
 
Os Anjos na Bíblia
– O Salmo 90, que se refere ao futuro Messias, fala explicitamente que Deus
mandou seus Anjos para guardar o Messias: “Em todos os seus passos, eles o sustentarão em suas mãos para que não tropece em alguma pedra!” Jesus, como homem, era continuamente protegido por Anjos. E, é evidente que se ele necessitava de proteção, nós precisamos muito mais! Jesus, certa vez, falando das crianças que propunha como modelos de inocência, de simplicidade e docilidade, teve palavras fortes contra os possíveis
escandalizadores das crianças e acrescentou: “Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos! Porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está no céu”. (Mt 8, 10).
 
Que os Anjos de Deus olhem por nós!
– Temos um fato significativo no livro dos Atos dos Apóstolos (At 12, 1-25): quando o futuro S. Pedro, libertado da cadeia, por intervenção de um Anjo, se dirigia à noite à casa do amigo Marcos, bateu à porta, mas de dentro não se atreviam a abrir, embora reconhecendo que fosse sua voz, pois diziam: “É seu Anjo!” Esta frase traduz uma convicção dos primeiro cristãos relativa à existência de um Anjo que acompanha cada um de nós. Esta, de fato, sempre foi a crença da Igreja em todos os tempos. São Bernardo, num sermão sobre o Anjo da guarda, faz este comentário: “Deus ordenou a seus Anjos que te guardem em todos os teus caminhos!” Os Anjos de Deus estão junto de nós para nos proteger. Foram dados a nós pelo Pai para nos protegerem sempre.
 
Geraldo Rodrigues
Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Espiritualidade, FÉ E VIDA e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s