O olhar da inveja

Na convivência, é normal que nos deparemos com pessoas que têm algumas habilidades ou facilidades que nós não temos. Não precisamos nos sentir diminuídos por isso e nem investir para desfazer das qualidades da outra pessoa ou pessoas, como se isso nos enobrecesse ou nos fizesse melhores. Nós também temos algumas habilidades que a outra pessoa ou outras pessoas não têm. O outro pode me ajudar no que ele tem mais facilidades que eu e eu posso ajudá-lo no que tenho mais facilidades ou habilidades.
Quando alguém que convive comigo cresce, eu também cresço, por tabela. A não ser que me ache humilhado com o seu crescimento.
Caso eu queira me desenvolver mais em alguma área, então o jeito é investir nisso com tempo e persistência. Não é ficando zangado com quem se desenvolveu que eu vou ganhar alguma coisa. É também me desenvolvendo, se esse for meu objetivo. Caso eu não queira sair do lugar, tenho que assumir que é uma opção minha e não querer que todos sejam como eu. A opção do outro não tem o objetivo de me diminuir, tem o objetivo do próprio crescimento. Se me incomodo muito com o crescimento dele pode ser porque eu esteja muito acomodado e com sentimentos de culpa; só que não reconheço isso e jogo o meu azedume no outro. Com essa atitude estou fazendo um investimento em mim às avessas. Estou crescendo na mesma direção do rabo do cavalo.

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

