AÇÃO DE GRAÇAS NOS EUA

Dia de Ação de Graças
– Uma celebração muito antiga e uma festa profundamente católica! Hoje, nos Estados Unidos da América, celebra-se o “Thanksgiving” (“Dia de Ação de Graças”), que recorda o primeiro jantar de agradecimento, preparado em 1621, por um grupo de peregrinos com nativos, em que se agradeceu a Deus pela abundância de colheitas no novo mundo. Recentemente, o Arcebispo de Los Angeles (EUA), Dom José Gómez, explicou a razão de esta festa ser considerada profundamente católica. Em 2008, quando era ainda Arcebispo de Santo Antônio (Texas), Dom Gómez publicou no jornal Today`s Catholic um artigo onde explicava o sentido católico do Dia de Ação de Graças, “um dia especial, onde acima de tudo se celebra a unidade familiar. Com efeito, nos Estados Unidos da América, as famílias se reúnem no Thanksgiving com mais frequência que em qualquer outra festa, incluindo o Natal”. Dom Gómez relata que antes da “primeira celebração do Thanksgiving, em 1621 em terras norteamericanas, no dia 30 de abril de 1598, no Texas, Dom Juan de Oñate já tinha declarado oficialmente um “Dia de Ação de Graças”, que foi comemorado com Missa”. Oñate, “fez o mais propriamente católico: celebrar a Eucaristia, uma palavra que vem do termo grego “Eukaristein”, e que significa, precisamente “ação de graças”.  “Esta é a razão pela qual, embora o Thanksgiving não seja um dia de preceito no calendário católico, o calendário litúrgico da Igreja nos Estados Unidos o celebra como solenidade, com duas leituras (uma do Primeiro e outra do Segundo Testamento) e com uma emblemática leitura do Evangelho de Lucas: a passagem do “Magnificat” de Maria. Dom Gómez ressalta que “embora a Virgem Maria o tenha vivido de maneira única e privilegiada,
todos (…) devemos elevar nossa ação de graças a Deus porque nos deu mais do que imaginamos ou merecemos, simplesmente porque, como nos diz Maria, “Ele fez obras grandes por nós, e seu nome é santo!”  “Por isso, os católicos não só celebramos o Dia de Ação de Graças com profundo espírito de oração, agradecimento e alegria, como também a celebração deste dia deve nos levar a recordar que nossa vida, como católicos, é uma constante ação de graças, através dos nossos atos da vida cotidiana, que devem todos eles dar glória a Deus, e de maneira especial através da celebração da Eucaristia”.
O atual Arcebispo de Los Angeles, a maior arquidiocese dos Estados Unidos, recorda também que “logo em seguida, iniciamos o tempo especial do Advento. Através dele nos preparamos para receber o supremo presente de Deus: seu próprio Filho, feito um de nós para reconciliar a  humanidade”.
“Rezemos de todo coração a nossa Santa Mãe, a grande agradecida do Senhor, para que nos prepare com um coração cheio de ação de graças para os grandes mistérios do Natal!”
Geraldo Rodrigues
Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Espiritualidade, FÉ E VIDA, FORMAÇÃO HUMANA e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s