Mudança e vida feliz

Se submetermos um pedaço de madeira ao fogo ele se transformará em carvão. A areia sendo submetida ao calor certo e técnica se transforma em cristal. Mas isto só acontece porque tanto a madeira como a areia já apresentam em si uma condição que possibilita a transformação. No caso da areia não é só expor ao fogo. Só fazendo isto teremos simplesmente areia quente. Também não adianta querer que a madeira se transforme em cristal, por mais boa vontade e fé que tenhamos. Isto significa que as mudanças não acontecem aleatoriamente, mas mediante algumas condições intrínsecas indisponíveis. Assim como uma semente plantada pode dar origem a uma árvore e um ovo fecundado pode dar origem ao uma ave. Posso deixar uma pedra chocando uma eternidade que dali não vai nascer nenhum pássaro.
Com isso, forçando um pouco a barra, quero afirmar que também com as pessoas e até conosco, há um certo limite de mudança e transformações. Quando se quer mudanças exageradas de alguém, coisas que vão além de suas possibilidades, o que se pode fazer é detonar a pessoa e ela não conseguir ser mais nem o que era possível de uma forma confortável. Precisamos cuidar para não colocar nos outros expectativas exageradas de mudanças que venham a nosso favor. Elas podem não conseguir e, em função de nossas cobranças, perderem até o que têm de essencial para a convivência conosco.
E quanto a nós mesmos também é bom estarmos atentos para não criarmos uma expectativa de sermos o que vai além de nossas condições. Aí nos tornamos infelizes por estarmos sempre nos frustrando. Vamos investindo, avançando, mas sem exageros para não fundir o motor.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s