CRISE E CRESMENTO

Momento de crise é momento de crescimento. Não estou falando de crise econômica, mas de crise pessoal. São os momentos em que parece que perdemos o chão, em que as coisas já não acontecem do mesmo jeito e a forma como agíamos não dá mais certo ou não tem mais o mesmo retorno. Esses momentos de crise são momentos de questionamento, de procura de saídas, de análise daquilo que parecia estar funcionando. Se ficarmos sentados sobre a crise ou sobre as causas da crise, corremos o risco de ficarmos ali pelo resto de nossa vida. Parando na crise nos tornamos uma materialização da mesma.
A crise coloca-nos como que numa encruzilhada. Ficamos por um tempo analisando as possíveis vantagens e desvantagens de irmos para a direita ou para a esquerda ou, caso haja a possibilidade de ir em linha reta, ir em frente. Enquanto ficamos parados, por um tempo, vamos tendo condições de percebermos as vantagens e desvantagens, até onde temos condições de avaliar, de tomarmos uma ou outra direção. Se quisermos ter certeza absoluta, não vamos sair do lugar nunca. Então, diante de uma certeza, mesmo que seja relativa, mas que parece ser o melhor, precisamos nos por em movimento, para que a vida continue acontecendo.
E se eu tomar o caminho errado? Só se colocando a caminho é que se terá condições de saber. Ficando estagnado, não saberemos nada e o descontentamento só aumentará, podendo chegar ao ponto em que achamos que não tem jeito. Na vida, quase sempre, precisamos nos arriscar. Não tem outro jeito.
Só descobrir as causas da situação em que nos encontramos não é suficiente. Sabendo as causas a gente entende o porquê chegou ali. Contudo, aí é o momento de irmos além. superarmos a situação e criarmos outros motivos para a nossa vida. Muitas vezes a mudança acontece só pelo fato de conseguirmos fazer outra leitura dos fatos e aceitarmos superá-los, permitirmos a nós mesmos vivermos outras experiências, vermos outras paisagens, sentirmos outros cheiros… Se não fizermos isso, podemos viver 100 anos, mas é como se ficássemos sempre nos primeiros 10 anos de vida. Será uma vida longa, mas muito limitada, restrita e chata.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia, Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s