NOSSA SOMBRA

Nossa amiga sombra

“O grande psicólogo suíço, Carl G. Jung dizia que a sombra é a pessoa que preferiríamos não ser. A sombra pode ser vista em alguém da família a quem mais julgamos, no funcionário público a quem condenamos, na celebridade que nos faz menear a cabeça de desgosto. Se compreendermos isso corretamente, chegamos à surpreendente percepção de que a sombra é tudo o que nos irrita, horroriza ou descontenta em relação às pessoas ou a nós mesmos. Com essa sabedoria à mão, começamos a ver que a sombra é tudo o que tentamos esconder daqueles que amamos e tudo o que não queremos que os outros saibam a nosso respeito”. (Debbie FORD, Fazendo as pazes dom a sombra. in O EFEITO SOMBRA, São Paulo: Lua de Papel, 2010, p. 114).
A nossa sombra pessoal é formada por aquelas qualidades rejeitadas em nós, ou tidas como não dignas e que, por isso, nós a jogamos para “debaixo do tapete” para não precisar vê-las. Como nós não a vemos em nós, ficamos indignados quando a percebemos nos outros. Muitas vezes queremos eliminar a outra pessoa que expõe este nosso lado tão rejeitado. Nisto estão as fontes de fofocas, as guerras, as perseguições, os preconceitos….
Com cada parte nossa rejeitada que conseguimos ter contato e fazer as pazes, ficamos um pouco melhores, mais compreensíveis, menos prepotentes e vamos sentindo menos necessidade de jogarmos nossas limitações nos outros. Porque no fundo, tudo o que o outro faz que consideramos errado, imoral e tudo o mais, também somos capazes de fazer. Tendo consciência disso investimos mais energia no nosso crescimento, aperfeiçoamento, e menos na destruição dos outros.

À medida que permitimos que a luz vá nos inundando, a sombra vai diminuindo.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s