Procurando no lugar errado

Procurando no lugar certo, pode-se encontrar o que está faltando

Conta-se “estória de uma mulher que procurava seu tesouro na praça da cidade. Os habitantes, bem intencionados a seu respeito , ajudam-na a procurar seu tesouro nesta praça e nas ruas. Até o momento em que um de seus amigos lhe pergunta: “Mas onde você perdeu o seu tesouro?” A mulher lhe responde: “No meu quarto.” ‘Mas você é louca! Você procura e nos faz procurar na rua o que você perdeu em seu quarto!”‘ “E você, meu amigo”, responde-lhe a mulher, você procura a paz, a felicidade, na praça, na rua. Você percorre o mundo em vão, para procurar o que você perdeu em seu quarto…em seu coração, é lá que é preciso procurar. Procurar o que se encontra lá, desde sempre.”

Algumas versões da estória precisam: “Eu procuro meu tesouro na rua , porque lá tem mais luz; meu quarto é escuro.”

Alguns procuram a paz lá onde tem luz, a luz das explicações, dos raciocínios, das justificações. A luz relativa de nossos “pequenos mundos” e de nossos pretensos saberes. Mas lá não há paz.

Às vezes é preciso aventurar-se na obscuridade de seu quarto, remexer em alguns cantos inconscientes. Há obscuridades mais brilhantes que nossos vaga-lumes, ou que nossos lampadários.

Há “noites estreladas” e aqueles que são iluminados por elas, mais do que por lâmpadas fluorescentes, se encontram, por vezes, estranhamente pacificados.

(Considerações feitas por Jean-Yves Leloup, em seu livro “O EVANGELHO DE MARIA”, Petrópolis:Vozes, 3 ed., 2000, p. 72)

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Espiritualidade, FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia, Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s